E eu me achava tão maravilhoso…

“… Porque sem mim nada podereis fazer” (Jo 15:5b).

Esta mensagem é para mim. Para mim que me acho tão belo, para mim que me acho tão sábio, para mim que me acho auto-suficiente, para mim que acredito ser capaz de fazer tudo sozinho. Para mim mesmo, eu que me acho tão bom em tudo que faço e acho que não preciso de ninguém. Se você se enquadra nesse meio e se acha assim também, esta mensagem é pra você.

Outro dia eu me perguntava porque Deus fez o Salvador do mundo nascer numa manjedoura e filho de um carpinteiro. Por que Aquele que tem um Nome que é sobre todos os nomes não tinha aparência nem formosura? E mais, comia com pecadores, gostava de estar rodeado de pessoas doentes, cegos, leprosos. Aí eu disse comigo: Será que não seria melhor que fosse eu o Salvador? Olha, eu estudei bastante e posso ser um bom ministro da Palavra, eu falo de modo eloqüente; as pessoas vão me dar crédito. Eu sou uma pessoa de fácil relacionamento e as pessoas gostam de mim. Mas eu esqueci de olhar para dentro de mim. Eu só vi o exterior.

Quando caí em mim, vendo o interior, a resposta surgiu de imediato. Eu nunca poderia ser o Salvador. Eu sou um pecador, muitas vezes mentiroso, muitas vezes enganador. Então comecei a chorar e pensei: será que por misericórdia eu não poderia ser um discípulo? Peguei a minha Bíblia e li a passagem onde Jesus dá as últimas instruções aos seus discípulos (João 15) e vi uma frase que me fez mudar completamente o meu modo de pensar, de falar e de agir: “SEM MIM NADA PODEREIS FAZER”.

De repente, eu que me achava mais apropriado ao papel de Salvador, comecei a enxergar por que eu nunca poderia ser o Salvador e que a minha vida sem Ele não tem razão de ser.

Pensei em Moisés e lembrei que ele nada escreveu a meu respeito (João 5:46). Quando a minha mãe estava grávida, nenhuma outra grávida que ela visitou ficou dando pontadas na barriga da mãe como fez João Batista. Jamais resistiria a uma investida de Satanás depois de 40 dias de jejum. Nunca o meu nome esteve na escala de pregação da Igreja e apareceram mais de cem pessoas, logo nunca uma multidão de cinco mil iria atrás de mim num monte para me ouvir. E o que dizer de alguém com um fluxo de sangue? Não iria querer tocar as minhas vestes, antes se afastaria para que eu não lhe ferisse com uma palavra ou atitude deixando-a pior.

Quantos discípulos será que eu teria? Será que Judas perderia o seu tempo pra me vender? E Pedro teria certamente todas as razões do mundo pra dizer que não me conhecia e não se arrepender depois que o galo cantasse. Eu não levaria uma cruz por conta dos erros de ninguém. E se fosse pendurado nela, o ladrão da direita não me acusaria pois seria perda de tempo e o ladrão da esquerda jamais me defenderia pois sou tão pecador quanto ele. Se a cruz ficasse vazia, o túmulo não ficaria. Eu não tenho poder nenhum sobre a morte. Então me arrependi do meu pensamento e decidi fazer uma coisa: Olhar somente pra Jesus (Hb 12:2).

A beleza maior que eu tenho é o Espírito Santo que habita em mim. A minha sabedoria está no temor a Deus. Não posso fazer nada sozinho, como Ele mesmo deixou bem claro. Em mim não habita bem algum. Só Cristo é quem pode fazer tudo e Ele disse: “Sem mim nada podereis fazer”.

Às vezes nos achamos tão capazes de tudo e tomamos decisões em nossas vidas sem consultar a Ele. Às vezes nos entregamos aos nossos deleites deixando de estar em sua presença por coisas ilícitas e até por coisas vãs (futebol, novelas, filmes, conversas…). Às vezes o orgulho invade nosso interior e nos sentimos os melhores acima do bem e do mal e pisamos em nossos semelhantes. Às vezes a vaidade nos faz olhar para a beleza exterior e nos esquecemos de alimentar o Espírito. Tudo isso ocasionado pela falta de visão espiritual e aceitação da Palavra, a qual é muito clara quando Jesus diz: “SEM MIM NADA PODEREIS FAZER”.

Com a mão na consciência, hoje eu sei que sem Ele eu nada sou, nada posso e nada faço. É preciso deixá-lo sempre em primeiro plano. “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30). Muitas vezes tomei decisões sem consultá-lo e me arrependi. Muitas coisas fiz sem pedir a aprovação dEle e não obtive sucesso. Quando pensei que era alguma coisa, Ele me disse: “SEM MIM NADA PODEREIS FAZER”.

Aquele que é a razão de todas as coisas, Aquele que todas as coisas foram criadas por Ele e que sem Ele nada do que foi feito se fez, quer não apenas ser Salvador, mas também Senhor de nossas vidas. Que Ele esteja sempre em primeiro plano nas nossas vidas. Eu me achava o máximo, mas descobri através das Palavras dEle que com Ele eu sou, sem Ele eu nada poderei fazer. Que Deus os abençoe.