Alma gêmea

Entrevistado recentemente num dos programas matinais da rede Globo, o escritor Walcyr Carrasco, membro da ordem rosa cruz, defendeu a tese de que cada pessoa no mundo tem uma alma gêmea, e que deve procurar incessantemente até encontrá-la. Para ele, vale a pena todos os esforços, na finalidade de obter sucesso nessa busca. Afirmou ainda que é normal que nenhum casamento perdure, se não tiverem nascido um para o outro, por isso permitem-se quantas separações forem necessárias até que a “outra metade” seja encontrada.

Pode-se perceber, com um pouco de discernimento cristão, a filosofia mundana por trás dessa idéia, num enredo que pretende prender mais de 20 milhões de espectadores durante vários meses diante de um aparelho. Não nos enganemos, tal coisa é um verdadeiro atentado à família, e significa mais uma investida contra ela e contra os seus valores.

Não é de hoje que os valores familiares vêm sendo atacados, e isso representa um grande obstáculo para o crescimento da obra missionária no mundo, pois famílias enfraquecidas, é o mesmo que igreja enfraquecida, e serviço espiritual comprometido.

Diante dessa realidade, convém que surjam no meio cristão verdadeiros “Josués”, líderes que possam dizer: “Eu a minha casa serviremos ao Senhor (Jos 24:15)”. A verdade apresentada por Josué nessa frase incisiva, é extremamente instrutiva. Significa que no seu lar havia liderança, pois ele sentia-se seguro para tomar decisões espirituais e incluir sua família, sabendo que estariam em comunhão com a sua idéia; ainda pode-se dizer que havia união na família, se fosse uma decisão egoísta, ele diria tão somente “eu”, mas a expressão “eu e minha casa” indica que estavam unidos no mesmo propósito. Havia também espiritualidade, ou seja, submissão a Deus, uma vez que estavam dispostos a servir ao Senhor.

Não obstante a esse ensino, a geração dos “Ronaldos” e das “Cicarellis”, tende a abraçar a idéia do novelista, e sai em busca do par perfeito, pois isso é mais fácil do que humildemente reconhecer minha parcela de responsabilidade nos relacionamentos sérios mas amistosos: noivado e namoro, e nos relacionamentos indissolúveis: casamento, família.

Por essas e outras, nossos jovens e adolescentes se entregam cegamente à prática do “ficar”, acreditando que a experiência com o maior número de parceiros possíveis resultará na descoberta da “alma gêmea”, o que é uma ilusão.

Na verdade alguns princípios básicos das Escrituras podem ser usados para nortear a sua escolha:

  • Não vos prendais em jugo desigual II Cor 6:14
  • Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça…e todas as outras coisas vos serão acrescentadas. Mat 6:33
  • Glorificai a Deus no vosso corpo I Cor 6:20
  • Peça sabedoria a Deus Tiago 1:5
  • Ocupe sua mente com coisas espirituais Col 3:2
  • Fazei tudo para a glória de Deus I Cor 10:31.

Cabe da nossa parte, portanto, uma mensagem final:

Aos jovens: o Senhor tem uma receita melhor do que os escritores da globo, Ele sabe o que é melhor para nós, entrega teu caminho ao Senhor e Ele tudo fará (Salmo 37:5)

Aos casais com problemas, digo que não está tudo perdido, o Senhor não desistiu de nós, por isso, desistir não é uma solução agradável a Ele, convém pois, o arrependimento, o perdão, o diálogo e o recomeço para a glória do Altíssimo.

Finalmente a todos, oremos pelas famílias, pois o inimigo tem, como demonstramos, atacado grandemente essa instituição de Deus em nossos dias. E ele o faz não somente nas famílias já formadas, mas começa por minar os valores daqueles que ainda estão solteiros, e pretendem constituir famílias, sua estratégia é estragar primeiramente o solo, antes mesmo que seja lançada a semente.