Que coisa maravilhosa!

“E o centurião, respondendo, disse-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará. E maravilhou-se Jesus, ouvindo isso…” (Mt 8:8;10a).

Meditando nas Santas Palavras, comecei a imaginar quem seria digno de receber a Jesus debaixo de seu telhado. DEUS em forma humana. Será que existiria esse alguém? Será que Pedro que andava ao lado do Mestre sendo ensinado a ser manso, mas que não tirava a sua espada da cintura? Ou João que nos chama de filhinhos nas suas epístolas, mas queria que viesse fogo do céu para consumir aqueles que não deram crédito à sua pregação. Lá em casa certamente Ele encontraria mais motivos para não entrar. Mas vejo ao longo dos evangelhos o amor dEle para com os rejeitados: coxos, leprosos, cegos, surdos eram a sua especialidade, O Mestre adorava estar no meio deles.

Ele certamente gostava tanto de saber que havia doentes na sua cidade, como eu gosto de saber que tem chocolate lá em casa. Ele já tinha vontade de ir correndo até o alvo. E foi assim que aconteceu nessa passagem, Jesus disse: Eu irei cura-lo. O Mestre deseja sair correndo para mais uma cura. Fazer aquilo que Ele mais gostava de fazer abraçar àqueles a quem a vida rejeitara. A Bíblia não diz qual era a doença, mas diz que o criado de um centurião estava necessitando ser curado e o centurião sabia onde encontrar a solução para o problema do seu criado. Ele vem até Jesus e Jesus deseja ir até o doente. Mas o centurião responde de maneira surpreendente: Não sou digno de que entres debaixo do meu telhado. Será que outra pessoa rejeitaria uma visita de DEUS em sua casa por não achar-se digno? Quem seria digno? Tantas outras pessoas que Jesus já havia visitado. Mas o que ele diz depois é algo que mexe com o coração do Rei. “ Dize somente uma palavra, e o meu criado sarará.” A Bíblia diz que Jesus maravilhou-se ao ouvir isto. A certeza de que uma palavra da boca do Mestre seria suficiente para que o criado dele viesse a ser curado.

Uma coisa me deixou intrigado. Poderia alguma coisa deixar Jesus maravilhado? Como? O Quê o deixaria perplexo? Ele fez brotar água da rocha. Ele fez parede de água para o seu povo passar no mar em seco. Moisés poderia contar isso melhor. E o que será que ouviríamos de Josué quando nos contasse quando DEUS fez com que o sol e a lua parassem. Gideão como nos falaria sobre os trezentos homens que DEUS usou para destruir um grande exército de inimigos. Que dizer de Sansão, quando o Espírito de DEUS o tomava de maneira possante chegando a fender um leão com as mãos. E tantas outras maravilhas: Elias e o fogo que desceu do céu e foi para lá numa carruagem de fogo, Eliseu ressuscitando o filho de uma sunamita, fazendo flutuar um machado de ferro e até enterrado os seus ossos fizeram um homem ressuscitar. E Davi destruindo o gigante filisteu. Que dizer de Lázaro? Como pode alguém que fez todas essas coisas se maravilhar com alguma coisa? Mas Jesus ficou maravilhado. Com a FÉ. “Em verdade eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.” A fé de um homem maravilhando Aquele que é o autor e consumador da fé. A fé de que uma Palavra apenas basta. Ter fé. Muitas vezes nos encontramos como o centurião com um problema e não somos dignos de que Jesus entre em nossa morada. Apesar de todo amor que Ele nos tem e da suas misericórdias, somos um povo desobediente que nunca faz a vontade dEle se for contrária à nossa. Mas basta uma Palavra e tudo muda. E como a vida daquele criado foi mudada a nossa vida também pode, a Palavra de DEUS é viva e eficaz, penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e das medulas e é apta para discernir os pensamentos e as intenções do coração. Há poder nessa Palavra. E é necessário crer que uma palavra basta. A fé maravilhou Jesus. E você não quer maravilhá-lo? Está com problemas? Pegue sua Bíblia, peça que Ele fale com você através dela e tenha fé. Creia que uma palavra basta. Ele vai ficar maravilhado.