Crente Robin Wood

Você já pensou em fazer alguma coisa errada, mas que no fundo ajudaria muito a obra de Deus? Já pensou em cometer “aquele” pecado que, na verdade, seria bastante útil para ajudar na obra? Um pecado do tipo Robin Wood. Pois é, parece loucura, mas na verdade é uma realidade em nossas vidas. Várias vezes nos deparamos com situações semelhantes a essas. Sabemos que é errado, mas…

Então pensamos: “Se eu mentir poderei preservar o meu testemunho e não ferir a imagem de Deus”. Ou então: “Vou tirar parte do dinheiro que eu daria para o dízimo e aplicar numa “alma” perdida”. E assim por diante. Somos tomados por desculpas “justas” que nos levam cada vez mais para longe da presença de Deus.

Saul viveu uma situação semelhante. Deus havia entregue os amalequitas em suas mãos, então Samuel alertou: “Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos.” (1Samuel 15:3). Porém, não foi assim que Saul agiu. No versículo 9 nós lemos: “Saul e os seus soldados não mataram Agague (o rei); também não mataram as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. Mas destruíram tudo o que era imprestável e sem valor.”

Saul desobedeceu às ordens de Deus. A ordem era clara, matar TUDO, contudo, Saul deixou o “melhor” das ovelhas e de todo o gado. Mas o pior ainda estava por vir. Deus alertou Samuel do acontecido e este foi até Saul para lhe repreender. Saul disse: “porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois, para os sacrificar ao SENHOR, teu Deus; o resto, porém, destruímos totalmente.”

Que bela desculpa! Saul queria sacrificar o melhor gado ao Senhor, você acredita nisso? Será que ele estava dizendo a verdade? Creio que não, estava apenas se desculpando perante Samuel, não queria ser repreendido na frente dos seus soldados. Mais tarde Saul confessa que não resistiu aos pedidos dos soldados. Na verdade, Saul foi um covarde. E ainda usou de uma desculpa “santa” para justificar o seu pecado.

Será que não é assim que nós agimos? Temos medo de enfrentar as opiniões adversas das pessoas e por isso arranjamos desculpas “santas” para o nosso pecado. E sem uma gota de remorso exclamamos: “Mas é para o Senhor!”. Samuel deixa uma lição maravilhosa para nós: “O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.” (1 Samuel 15:22).

Temos tentado oferecer a Deus as melhores ovelhas em detrimento de obedecermos às suas ordenanças? O diabo que é o pai da mentira tem tentado nos enganar, tem tentado nos levar para o pecado fazendo com que acreditemos em suas ilusões. Deus deseja obediência. É isso que prova que somos parte de Sua família, é isso que prova que realmente O amamos. Se sou pobre, é com meus poucos recursos que Deus quer que eu obedeça. A minha parte é contribuir com o dízimo, administrá-lo cabe ao presbitério e diaconato da minha igreja.

Estejamos atentos! Estamos sendo crentes Robin Wood? Saul sofreu as penas de sua desobediência. Sua falta de coragem em fazer a vontade de Deus resultou em derrota. Saul foi recusado por Deus. Não sejamos nós também.

“Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos. Se alguém diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e não há verdade nele. Porém, se obedecemos aos ensinamentos de Deus, sabemos que amamos a Deus de todo o nosso coração. É assim que podemos ter certeza de que estamos vivendo unidos com Deus: Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu.” (1 João 2:3-6 NTLH).