Doces lembranças

“Lembra-te de Jesus Cristo…” (II Tm 2:8a).

Nunca gostei de ser fotografado. Não sou fotogênico. E por muitas vezes imaginei que a minha imagem na fotografia sairia de costas para não assustar quem estivesse vendo as fotos. Estava olhando alguns álbuns de fotografias lá em casa e vi a minha história registrada naqueles instantes. Como eu era lindo e fofo quando era um bebê! Pena que tudo mudou depois que cresci. Quando criança eu fazia careta no espelho e hoje ele se vinga de mim. E passei a recordar momentos inesquecíveis da infância: Meu primeiro aniversário, minha primeira viagem interestadual, meu primeiro passeio sozinho, minha turma de escola, minha formatura do ABC. Nos tempos da adolescência, fotos na praia, fotos com as namoradas, e agora, já adulto revendo as fotos do meu noivado, que dia inesquecível aquele, principalmente porque na data marcada eu estava no princípio de uma varicela (que coisa horrível!) e minha mãe junto comigo diz: Recordar é viver. Recordar. Relembrar bons momentos. Lembranças. Momentos inesquecíveis.

Os bons momentos, ah! faríamos tudo para poder tê-los novamente. Aquele tempo de escola, nossos amigos que eram parte de nosso dia-a-dia e muitos não sabemos por onde andam. E os maus momentos faríamos qualquer coisa para poder corrigi-los e não deixá-los acontecer. As nossas vergonhas, os micos que pagamos. Todos temos muito do que nos lembrar. Coisas boas e coisas ruins, mas todos nós temos lembranças.

O apóstolo Paulo certamente era um homem de muitas lembranças. Lembrava-se do tempo em que era chefe da Guarda Romana e perseguia aos cristãos. Lembrava-se de Estêvão que ele viu ser apedrejado e de cada vida que ele tirou seguindo a ordem romana de derramar o sangue daqueles que serviam a Cristo. Mas certamente nenhuma lembrança foi tão forte como a da queda a caminho de Damasco. Aquilo que estava diante dos seus olhos ele jamais esqueceu enquanto estava vivo. A lembrança da luz, tão intensa que não o deixava enxergar nada, ele jamais esqueceu. E naquele instante a vida de Paulo mudou. Paulo foi, certamente, como vaso escolhido de Deus, o nome de maior destaque entre os apóstolos. E numa de suas epístolas escritas ao seu amado Timóteo, Paulo exorta o amado irmão a trazer à memória a lembrança de Jesus. “Lembra-te de Jesus Cristo…” são as palavras que ele, por carta, diz para Timóteo. Dentre os cuidados que ele ordena esse é, sem dúvidas, o mais importante.

Por que eu quero que Deus se vingue daqueles que me caluniam, quando Jesus pediu perdão para aqueles que o mataram? Por que eu aponto o dedo para aqueles que eu vejo fazer algo errado, se Jesus mesmo disse: “Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra”? Por que reclamo tanto das provações, mesmo tendo sido avisado por Ele de que no mundo eu passaria por aflições? Por que me apego tanto a bens materiais, se Ele me disse para não andar ansioso com o que devo vestir e me ensinou a não ajuntar tesouros sobre a Terra? Por que eu duvido quando Ele mandou que não fôssemos incrédulos, mas crentes? Por que me atemorizo se Ele disse: Não se turbe o vosso coração? É porque eu tenho muitas vezes me esquecido dEle. “Lembra-te de Jesus Cristo…”

Não esquecemos da hora da novela, não esquecemos o futebol com os amigos, não esquecemos os aniversários e datas importantes, não esquecemos os nossos compromissos, não esquecemos quem está nos devendo, não esquecemos das promessas que nos fizeram, principalmente se os que prometeram esquecerem. Dessas coisas não nos esquecemos. Mas deixamos de lembrar do Autor da nossa vida, deixamos de lembrar do grande amor que Ele nos tem. Deixamos de lembrar do cuidado que Ele tem conosco. E nas horas mais difíceis de nossas vidas, lembramos sempre dos mais achegados ou dos irmãos que já passaram por dificuldades parecidas com as nossas, mas nunca nos lembramos dEle. E por isso Paulo escreve a Timóteo: Lembra-te de Jesus Cristo. Devemos lembrar sempre dAquele que nunca nos esquece. Lembrar que Ele é o socorro bem presente na angústia, lembrar que Ele é o nosso Deus Forte, lembrar que Ele atende por Todo-Poderoso, lembrar que Ele deu a própria vida por amor da minha vida, lembrar que Ele está ao nosso lado sempre. Ele está nos vendo nesse instante e não pode nos amar mais do que nos ama agora. Rever fotos é muito bom, relembrar bons momentos, lembrar dos amigos. Mas lembre-se de que não há amigo como Ele, não há melhor momento que estar diante da presença dEle e nós sabemos bem que Ele nunca nos esquece. Por isso, pra tudo na minha vida de hoje por diante, antes de qualquer coisa e de qualquer pessoa, vou lembrar-me de Jesus Cristo.