O cristão equilibrista

Algumas pessoas acompanham um programa na televisão que mostra algumas façanhas (e outras bobeiras…) que pessoas do mundo todo fazem para ter seus nomes escritos no Livro dos Records. Não sou uma telespectadora assídua, mas dias atrás me interessei por um caso. Uma família de equilibristas, com exatamente dez integrantes, formando um triângulo uns sobre os outros, sobre um fio de aço a uma altura de oito metros. E detalhe, no pico desse triângulo-humano havia uma moça calmamente sentada em uma cadeira… pode?!

Tirando a insanidade dessas pessoas em arriscar suas vidas só para ter seus nomes escritos em um livro, não pude deixar de fazer algumas relações com a vida cristã ao ver essa fantástica loucura pela TV.

Aquele grupo de equilibristas tinha alguns fatores essenciais que os levaram ao sucesso. O primeiro deles, era o fio de aço extremamente esticado, tensionado ao máximo para lhes garantir a sustentação, mesmo que mínima. Foi a tensão do fio que possibilitou a caminhada. Ninguém se equilibra sobre uma corda frouxa. Da mesma forma, nós cristãos precisamos das tensões que a vida nos impõe para caminhar, pois são as horas de dor que nos fazem buscar o equilíbrio em Cristo.

Também não adianta a tensão se seus olhos se voltarem para o chão. Todo equilibrista tem um alvo em seus olhos. Uma direção bem clara. Nosso alvo nessa tensa caminhada é Cristo. Se a corda estiver tensionada, mas nossos olhos se voltarem para os problemas do mundo, certamente cairemos. Tendo Cristo como alvo, nossa jornada aqui nessa Terra será bem sucedida.

Além da corda e do alvo, você já reparou que todo equilibrista carrega consigo uma vara? Ela lhe garante maior sustentabilidade contra os ventos que podem tirar-lhe o equilíbrio. O cristão também recebeu de Deus essa vara que de um lado carrega a oração, fazendo com que o Alvo fique cada vez mais próximo; e de outro, a fé, que torna essa louca-jornada possível.

Porém, de uma coisa estou certa: ninguém é maluco o suficiente para decidir ser equilibrista de um dia para o outro. Acordar dizendo: “Ai que vontade de andar em uma corda a oito metros de altura!!!” A família de equilibristas que citei, treinou durante 15 anos a uma altura de três metros (baixinho, baixinho…). Digo isso porque não há sucesso na vida cristã sem alvo, sem fé e oração, mas também ele não virá sem preparo. Em Efésios 6:15, falando sobre a armadura de Deus, Paulo diz que nos pés vai calçada a preparação do evangelho da paz. Só anda sobre essa tensa vida quem tem a Bíblia como preparador físico. Por outro lado, ninguém se torna equilibrista treinando no chão. Suba na corda! Devagar, mas não pare de subir!

Concluo dizendo que nossos olhos devem estar no Alvo, nossas mãos carregando a oração e a fé e nossos pés calçados com o preparo na Palavra de Deus. Mas faça tudo isso sabendo que muita gente lá embaixo o considera um louco e torce contra, só porque você quer mostrar que encontrou a possibilidade de ser equilibrado em Deus.

“Portanto vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios” Efésios 5:15.