O coração que conhece a Deus

Nossa vida não se resume ao que conhecemos sobre nós. Há algo além de nós mesmos que precisamos conhecer. E quem conhece melhor a vida senão aquele que a criou? Quem conhece mais o homem senão aquele que o formou? Pv 22.17 diz: “… Aplica teu coração ao meu conhecimento”. É desejo de Deus que nosso coração esteja inclinado a conhecê-lo. Ter o desejo de conhecer a Deus é ter o desejo de alcançar o entendimento dos mais profundos mistérios do seu amor e cuidado.

Mas o que é um coração inclinado para o conhecimento de Deus? É um coração quebrantado. Destes o Senhor se agrada. “O que agrada a Deus é um coração quebrantado” Sl 51.17. Quebrantado é debilitado, abatido, enfraquecido. Jesus
disse: “bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o reino dos céus” Mt 5.3. São bem-aventurados, ou felizes, para melhor dizer, porque têm seus
corações quebrantados. Os pobres de espírito são os que se vêem muitas vezes debilitados, abatidos e enfraquecidos e entregam-se imediatamente aos cuidados do Pai. Por isso a eles pertence o Reino de Deus, porque são submissos ao Rei Jesus.

Um coração quebrantado é um coração que não tem defesas, rende-se completamente à manifestação restauradora de Deus. O Senhor por sua vez ama “Fazer novas todas as coisas”. O pobre de espírito sabe da necessidade de restauração a cada dia. O coração quebrantado tem o privilegio de conhecer o poder restaurador de nosso Deus.

O rei Davi teve essa oportunidade. Ao sentir seu coração quebrantado pelo pecado clamou: “Cria em mim ó Deus um coração puro e renova dentro de mim um espírito reto” Sl 51.10.

Seu agora triste coração está prestes a ser restaurado. O Senhor pode fazer de sua dor uma oportunidade para você conhecer um pouco mais do seu amor. Nossas tristezas precisam ser aproveitadas de maneira que nos aproximem do Pai para que sejamos curados.

Oração

Pai, meu coração muitas vezes foi machucado, hoje reconheço que só o Senhor pode curá-lo. Ajuda-me, ó Deus, a confiar mais em Ti e no Teu poder restaurador. Transforma o meu pranto em alegria. Que o Teu sublime amor, Tua graça maravilhosa e o Teu perdão sarem as feridas do meu coração. E que a dor que sinto agora, sirva como um meio de sentir o Teu poder manifestar-se em minha vida. Amém.

por João Eduardo Cruz