O que eu aprendi com Jezabel

woman wearing brown leather jacket

O que Jezabel pode ensinar a NÓS, cristãos? A Bíblia é cheia de história que nos edificam. No caso desta, ela nos ensina o que não fazer, como não agir.

Quando pensamos em Jezabel, várias atitudes e deturpações do caráter dela surgem em nossa mente: a vaidade, a prostituição, a mentira. Mas o que a levou a cometer todos esses e outros pecados foi apenas um: a idolatria.

Jezabel influenciou seu esposo Acabe a matar todos os profetas do Senhor, por causa da idolatria. Jezabel levou o povo de Israel a duvidar se o Senhor era realmente Deus, ou se era Baal. Criou templos para adoração a outros deuses, colocou os sacerdotes no palácio, sacerdotisas e profetas de Baal e da deusa Asera. Depois, preocupou-se em matar os poucos servos de Deus que lhe resistiam o poder, perseguindo o profeta Elias. Jezabel agiu como agiu devido a sua atitude idólatra.

Falar em idolatria para cristãos parece um pouco ilógico, já que, a visão de idolatria que temos é a adoração a imagens de escultura, estátuas, santos. Mas, vamos ver o que significa idolatria ao pé da letra. Segundo a Wikipédia: é a prática de adoração a ídolos, valores e ideias em oposição à adoração de um só Deus. Segundo o Aurélio: amar ou admirar alguém ou alguma coisa excessivamente.

Idolatria é venerar, valorizar e amar outras coisas MAIS que ao próprio Deus. Será que nós, como filhos dEle, não fazemos isso? Quando deixamos de ir à igreja para assistir a um programa de televisão, ou deixamos de ler a Bíblia por sono ou preguiça. Quando passamos horas falando ao telefone com amigos, mas não conseguimos passar cinco minutos orando. Alguns podem achar esse pensamento um pouco extremista, mas eu acredito que TUDO aquilo que toma o lugar de Deus na minha vida, tudo aquilo que eu amo excessivamente, que eu priorizo ao invés da presença de Deus, é uma forma de idolatria.

A idolatria nos afasta de Deus, porque tira o lugar de destaque que Deus deve ter em nossa vida, e substitui por outras coisas. Por causa da idolatria, Jezabel matou, se prostitui, enganou, mentiu. Mas e nós? O que o nosso “amor excessivo” a outras coisas nos leva a fazer? Ou a não fazer? Quais são as coisas que estão tomando o lugar de Deus na nossa vida?

“Povos do mundo inteiro, voltem para mim, e Eu os salvarei, pois Eu sou Deus, e não há nenhum outro.” Isaías 45:22