O melhor de todos os tempos

2 Reis 22 – 23

Josias, um jovem rei que fez a diferença, e como se diz no vocabulário do futebol, ele foi diferenciado, foi um verdadeiro craque em sua posição, o melhor de todos os tempos.

Apesar do tema apresentado, não é o nosso intuito fazer comparações com outros reis, nem com outros servos de Deus, e sim, contemplar as lindas palavras descritas nessa história e tirar dela inspiração para que sejamos crentes diferenciados em nossa época.

Por que Josias foi tão diferente? “… ele se converteu ao Senhor de todo o seu coração, de toda a sua alma, e de todas as suas forças, segundo toda a lei de Moisés…” 2 Rs 23:25.

Sabe o que isso quer dizer? Quer dizer que ele teve contato direto com a palavra de Deus, e reconheceu seus erros e os de seus antecessores. Ele não se conformou com a situação em que se encontravam, e teve a ousadia de mudar a direção de sua vida e de toda a nação.

A conversão verdadeira não é simplesmente “reconhecer” que somos pecadores, é muito mais que isso, a conversão verdadeira significa mudança total. Significa que seremos pecadores perdoados e transformados em novas pessoas. Isso nos instiga a fazer uma breve análise de uma verdadeira e autêntica conversão como descrita no verso acima:

Converter-se de todo o coração – significa que o centro de nosso intelecto e todo tipo de sentimentos andam alterados e fortemente prejudicados por causa do pecado. Deus nos convida a entregar a Ele o nosso coração, quer dizer, deixar que Ele o inspire e assim o transforme da maneira que Ele bem entender.

Converter-se de toda a sua alma – tem a ver com atitudes e atos feitos de coração, e não por imposição. Tem a ver com autenticidade e não por obrigatoriedade, muito menos por fingimento. Quando você põe a sua alma no negócio, você se empenha ao máximo para ser e fazer o seu melhor sempre.

Converter-se de todas as suas forças – Nossa fraqueza se torna em força, pois o Poder do Altíssimo nos reveste, para sermos fortes e corajosos, para termos coragem de viver uma vida digna de Cristo e de Seu evangelho. Ser fiel a Deus era impossível, mas, na Sua graça, temos força para seguir o Seu caminho, fortalecidos na força do Seu poder.

Pense:

Josias não teria feito o que fez, não teria feito tanta diferença no seu mundo, se, de fato, não houvesse se convertido ao Deus de Moisés. O que você acha? Você tem feito a diferença no seu mundo?