Elogiado pelo inimigo

“Dizei a Deus: Quão terrível és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder morrem de vergonha os teus inimigos” Salmos 66:3 (NVI).

Nos últimos dias, tenho pensado sobre testemunho cristão. O versículo acima me chamou a atenção porque diz que Deus é tão poderoso que envergonha seus inimigos. Outros relatos bíblicos nos falam de pessoas com uma vida tão linda diante de Deus que seus inimigos não tinham o que falar delas. No antigo testamento, lemos a história de José (Gn 37:11 e 43:15-34), que mesmo invejado pelos irmãos que o venderam, quando “subiu na vida” lembrou de sua família e os perdoou. O testemunho de Daniel também foi maravilhoso. Ele tinha inimigos poderosos (sátrapas e presidentes – Dn 6:4 e 5), mas seu testemunho fez o rei Dario reconhecer o poder de Deus (Dn 6:26). O que dizer de Jó, que assim como nós, tinha um inimigo perigoso, Satanás? (Jó 1:9).

A igreja cristã atual tem passado por uma crise em seu testemunho. Escândalos no meio das igrejas são tão freqüentes quanto na política. Hoje em dia é difícil achar uma igreja que não tenha passado por uma situação que ameaçasse seu testemunho; o seu não, mas o do Deus a quem ela diz pregar. A verdade é que não gostamos de conviver com as pessoas do mundo. Elas nos dão trabalho, fazem muitas perguntas que provam nosso real conhecimento sobre Deus… Já até escutei de alguns: “Estou salvo, agora a Salvação me pertence”. Pior é quem usa de forma muito inadequada o Sl 1:1 que diz para não andarmos no caminho de pecadores. Se Jesus tivesse interpretado essas passagens como muitos de nós, jamais teríamos sido salvos. Se Jesus não tivesse andado literalmente com pecadores (mas certamente não com o pecado deles), e não estou falando da mulher adúltera, nem dos cobradores de impostos; me refiro aos pescadores tão pecadores como todos os outros. Ah, se não fosse isso… o evangelho não teria chegado até nós.

Nos acomodamos aos bancos macios dentro de quatro paredes que insistimos de chamar de igreja, falando sobre Salvação a quem já é salvo. Sei que, infelizmente, nem todos os membros de uma comunidade local são salvos e o evangelho também deve ser pregado nos templos para levar aqueles a Deus, mas no mundo está a seara! Na igreja os trabalhadores são muitos, haja vista o número de ministérios que temos, mas e no mundo… ah, não o mundo não, vou sujar minhas santas mãos! Tenha dó! A Bíblia diz que Deus amou o MUNDO (Jo 3:16), quem somos nós para não amá-lo? Não estou sugerindo uma opção: “Se você tiver o chamado para trabalhar com não cristão, então vá e que Deus te abençoe, irmão!” Não!!! Todos nós temos essa missão.

A Bíblia diz que devemos nos esforçar para não termos inimigos e, enquanto tiver jeito, ter paz com todas as pessoas, mas a idéia que quero passar é que se tivéssemos inimigos, o nosso testemunho sobre esse maravilhoso Deus deveria ser tão claro e tão lindo, que receberíamos elogios até destes. Agora, se até nossos amigos têm dúvidas sobre quem testemunhamos… aí a coisa está feia mesmo!