Por que caiu, caiu por quê?

2 Crônicas 36:14-21

Quando um clube de futebol cai para uma divisão inferior, os menos avisados perguntam: “Por que caiu, caiu por quê?” Já, os mais inteirados e bem informados sabem que era uma questão de tempo, só não sabiam se seria nesse ou no próximo ano. A verdade é que há muitos motivos que levam um grande clube à queda, e que o sinal de alerta já estava ligado por muito tempo, no entanto, os problemas não foram resolvidos como deveriam e, por isso e muito mais, a queda foi inevitável. A queda de um grande é mais alarmante do que de um pequeno, e da mesma forma, trás maiores e importantes lições a todos aqueles que também estão com o sinal de alerta ligado. É hora de zombaria, de humilhação, de provocação, de lágrimas de um lado e de gargalhadas do outro, mas, acima de tudo, é, também, hora de aprendizado!

Por que menciono isso tudo? Por dois motivos: Primeiro: Meu time que já caiu uma vez, mas que não aprendeu a lição está prestes a cair novamente. Ainda há tempo de recuperação, mas não sei não, pois não vejo soluções à vista. Segundo: Em nossa coluna “Fala sério”, propusemos desde o início que fizéssemos uma caminhada bíblica, aprendendo com a história e com as muitas lições que ela nos deixa. Tanto os bons, quanto os maus exemplos servem e muito para o nosso conhecimento, amadurecimento e crescimento espiritual.

Nenhum pregador ou escritor gosta de falar ou escrever sobre derrotas e quedas, sobre páginas tristes e amargas da palavra de Deus, porém elas estão aí e não podem ser rasgadas, pois se estão onde estão é porque Deus quis que soubéssemos disso tudo, para que pudéssemos evitar que o mesmo aconteça conosco.

Nesses versículos lemos sobre a queda de Judá, sobre a derrota de uma nação que nasceu para ser grande, poderosa e abençoada, de uma nação que tinha tudo para ser a maior entre todas. Talvez os menos avisados perguntem: Por que caiu, caiu por quê?

A invasão de Nabucosonosor acarretando em mortes, destruição, saque das riquezas dos ricos e até do templo de Deus, cativeiro e tantas outras tragédias era questão tempo, pois a nação escolhida por Deus, apesar de estar com o sinal de alerta ligado, apesar dos muitos profetas, desde Elias até Jeremias estarem constantemente e por muitos e muitos anos lhes avisando que precisavam arrumar a casa, em vez de arrumar, bagunçou ainda mais, e, por isso, a queda foi inevitável. Só vou mencionar o que eles vinham fazendo nos últimos tempos:

Em vez de arrependimento, mais transgressão“todos os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam mais e mais as transgressões…” (v. 14).

Em vez de santificação, contaminação“contaminaram a casa que o Senhor tinha santificado em Jerusalém.” (v. 14).

Em vez de ouvir, desprezaram a palavra de Deus e Sua compaixão“O SENHOR, Deus de seus pais, começando de madrugada, falou-lhes por intermédio de Seus mensageiros, porque se compadecera do Seu povo e de Sua própria morada. Eles, porém, zombavam dos mensageiros, desprezavam as palavras de Deus e prendiam os seus profetas…” (vs. 15-16).

Pense: O que essa mensagem tem a ver com você, com sua família e com sua igreja? Se o sinal de alerta está ligado, é melhor que você faça alguma coisa, para que, mais tarde, não perguntem sobre você: Por que caiu? Caiu por quê?