Martelo e espada

Neemias 4

Havia muito trabalho, era preciso se livrar dos escombros, para poderem edificar os muros. Os grupos estavam divididos estrategicamente, trabalhando dia e noite, para que a obra fosse realizada, os muros estavam sendo reconstruídos, havia muito trabalho, havia, também, muito ânimo, mesmo assim, as coisas foram ficando mais difíceis, pois, além de todo trabalho pesado, havia oposição, e esta, começou a desanimar o povo.

Já repararam que as coisas de Deus são feitas através de trabalho e de guerra? Numa mão o martelo e na outra a espada? Precisamos entender de uma vez por todas que um obreiro aprovado é um guerreiro honrado.

COMO AGEM OS INIMIGOS:

1. A oposição vem carregada de ódio (1) – Quando os obreiros do Senhor fazem a obra, os inimigos ficam irados, ficam cheios de ódio em seus corações, e por isso se levantam contra.

2. A oposição vem contra os obreiros (2) – Sambalá e Tobias se levantaram contra os trabalhadores, contra aqueles que estavam realizando a obra, fazendo o que devia ser feito, realizando a obra do Senhor.

3. A oposição vem em forma de provocação (2) – Eles começaram a zombar, ridicularizar, provocar através de palavras depreciativas, argumentos com objetivo de enfraquecer e desencorajar os obreiros.

4. A oposição vem através da guerra (8) – Eles bem que tentaram desmotivar os obreiros, mas não conseguiram, então partiram para a ignorância.

É assim que as coisas acontecem, é assim que o inimigo se levanta e é assim que muitas vezes ele consegue desmotivar, desencorajar, envergonhar e destruir (João 10:10).

COMO AGEM OS OBREIROS / GUERREIROS:

1. O obreiro transfere a afronta para Deus (4) – Neemias transfere o problema para Deus, pede que Ele ouça a afronta dos inimigos e os entrega em Suas mãos. Neemias sabe que a melhor defesa é lançar toda ansiedade e todo o medo nas mãos fortes do Deus da obra.

2. O obreiro clama por justiça (5) – O obreiro de Deus precisa clamar pela justiça de Deus, para que Seus servos sejam honrados e, ao mesmo tempo, os inimigos sejam desmascarados.

3. O obreiro ora e vigia (9) – O obreiro ora e entrega tudo a Deus, mas não deixa de agir com sabedoria, vigiando todo tempo, preparando-se para possíveis ataques do inimigo.

4. O obreiro trabalha e guerreia ao mesmo tempo (17) – Não deixam de trabalhar, não se escondem, mas continuam o trabalho com martelo e espada.

Pense:

É preciso saber por quem e pelo que trabalhamos e lutamos – “… Não os temais, lembrai-vos do Senhor, Grande e Temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.” Neemias 4:14