Deus, não me deixe pensar pequeno

Pensar pequeno é atitude de pessoas que não têm muita alegria de viver, que não conseguem olhar além do que seus olhos podem ver. Pensar pequeno mostra que a pessoa que assim faz, não sabe a capacidade e a força que possui, não conhece o dom que Deus lhe deu e não percebe o quanto poderosa ela é.

Pessoas assim não dão um passo além do que seus pés são capazes de dar, não pulam além do que suas pernas podem alcançar e não pegam coisas que suas mãos podem atingir. O tamanho da fé dessas pessoas não alcança o mínimo possível que é o tamanho do grão de mostarda.

Quantas vezes passamos pelas ruas e vemos pessoas desanimadas nas calçadas, chorando pelo leite derramado, não percebendo que o mundo não acabou por aqui? Quantas vezes passamos por pessoas que desistiram de tudo só por causa de um pequeno erro aqui ou ali, achando que não tem mais jeito? Por que essas pessoas desistem tão facilmente dos seus objetivos? Por que essas pessoas não seguem adiante apesar dos obstáculos que enfrentamos?
Problemas todos têm. Dificuldades sempre terão. Ninguém vem a este mundo para passar imune aos problemas da vida. Sem eles, seríamos estátuas imóveis que nada sentem, nada ouvem, nada vêem. Os problemas da vida são úteis para nós, pois eles nos moldam hoje no que seremos amanhã. Eles nos tornam pessoas mais experientes.

Só de olhar para pessoas caídas na batalha já é um grande motivo para que também nós desistamos da luta. É uma tentação muito grande, pois nos fala aos ouvidos que não somos fortes o suficiente para enfrentar o inimigo. É como aquela pessoa que se chega para nós e nos diz: “Eu não consegui, você também não vai conseguir. Ele é mais forte do que nós”.

Ele pode ser mais forte do que nós, mas isso não será motivo para que desistamos. Realmente este inimigo é bem mais forte, mas há um que é muito mais vezes mais forte do que ele e está ao nosso lado. Deus é o que nos dá forças para vencê-lo. Não digo aqui que este inimigo seja de carne e osso como humanos. Ele é bem mais poderoso, chama-se medo. Medo de fracassar, medo de seguir adiante, medo de dar um passo a mais, medo de conhecer o desconhecido, medo disso, medo daquilo.

Se Deus te deu um projeto, ele lhe dará, com certeza, as ferramentas para levar este projeto adiante. Estas ferramentas servirão para você remover os obstáculos do caminho, por maiores que eles sejam. Elas têm nome, chamam-se oração, fé e perseverança. Elas não podem faltar na sua caixa de ferramentas. Use-as sempre que precisar.

A pessoa no seu lado, que concorre com você pela mesma vaga de trabalho ou de faculdade, jamais será seu inimigo. O seu verdadeiro inimigo está dentro de você, ele faz você pensar pequeno, ele faz você achar que o seu vizinho é melhor do que você, que vai superá-lo em todas as tarefas. Mentira. Seu vizinho precisa tanto de você quanto você precisa dele, assim os dois vencem juntos. O medo que está dentro de você apenas vai fazê-lo fechar os olhos para isso. Vai tentar desviar os seus olhos das ferramentas que Deus lhe deu e colocar pensamentos pequenos em sua mente, levando-o a pensar pequeno. Ao menor sinal de dificuldade, você desistirá.

Não faça isso. Não desista, use a ferramenta chamada oração. Junte a ela a fé e em seguida, a perseverança. E vença. Depois, divida suas ferramentas com a pessoa que você achava que fosse seu inimigo e ajude-a.

Deus, não me deixe pensar pequeno. Não vamos pensar pequeno. Isso não é um mantra para ser repetido o dia todo, apenas não pense pequeno, não pense que o fim do mundo será ali na esquina, não pense que a morte é o fim de tudo. Não, não pense pequeno.

Pense grande, como Deus é grande. Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.
Leia a sua Bíblia. Todas as pessoas que a Bíblia menciona enfrentaram problemas, mas só foram vencedoras aquelas que fizeram uso das ferramentas que Deus lhes tinha dado. Davi foi uma delas. Ele tropeçou muito feio, mas não desistiu por aí, pegou na sua caixa a ferramenta oração, depois a fé e a perseverança e terminou seu reinado em paz.

Quer mais exemplos? São tantos os exemplos que só você pode conhecer lendo as palavras que estão na sua Bíblia. É fácil reconhecer os vencedores e os perdedores.

por Fernando P. Ferreira