Chão de gelo

A fúria da incerteza me deixa hormonalmente abalada, nada sei… Nunca saberei… Tudo é incerto, tudo sempre deixará um mistério. Podemos prever o tempo com satélites, podemos saber itinerários, horários, compromissos, mas certeza, certeza mesmo… Ninguém tem, ninguém sabe. Quem dera ter desenvolvido um poder da certeza ao invés da enjoação que me toma, porque pior do que o cheiro do salgadinho Cheetos Bolinha é a incerteza, é a falta de garantia, é o pisar num chão de gelo. Não foi à toa que a serpente seduziu Eva com uma dúvida, que Pedro quase se afogou por uma dúvida, que eu tenho um ponto de interrogação no lugar do coração e que você esteja até enlouquecendo. A falta da certeza é um mal terrível.

É difícil conviver com pessoas que não sabem ao certo o que querem, que nunca sabem se vão, pessoas cujo vocabulário é feito de “acho”, “talvez”, “se der”; pior é ser alguém assim. Sem contar o grupo dos que demonstram uma confiança invejável, marcam compromissos, fazem promessas e no final não cumprem, não vão, nunca estão. Chão de gelo, você pisa forte e cai num labirinto gelado e solitário.

Hoje eu ouvi: “Você tem certeza de que isso é o melhor pra você?”, seria mais fácil ter perguntado a raiz quadrada de 2428! Receitas de felicidade, “faça isso que com certeza dará certo”, “seja assim que não falhará”, “Blá Blá Blá Blá…” Ninguém vê o fim da história, não existe receita, nem manuais de instruções. Viver é pisar num chão de gelo. A diferença está em quem segura a sua mão quando o buraco se abre!

Li a história de um homem de grande influência, socialite, respeitado, rico, podia ter tudo que quisesse, na hora que ordenasse, menos a certeza do que estaria pra acontecer. Então ele se desesperou, sua filha estava morrendo… Como não duvidar nessas horas? Mas antes que ele fosse engolido pela dúvida, correu até um homem que não só sabe o futuro como também o determina, correu até Jesus e pediu… No meio das dúvidas, era como se dissesse, ainda que tudo esteja contra mim e não tenha certeza de nada, faça o que meu coração pede: Ajude minha filha! Sabem o que aconteceu? Ele mal terminou de falar e teve a certeza de que não adiantava mais. Pessoas vieram e disseram que a garota estava morta. Um buraco abriu e aquele homem caiu nas águas geladas, sem ter como sair, certeza do pior ninguém quer. Crer… Agir… Se santificar… Pra no final se afundar nas águas frias… Ninguém quer! Mas o que importa é quem você procura, quem segura sua mão, se tem força ou não pra te erguer nem que seja das mais densas profundidades, assim Ele mandou todo mundo ficar quietinho e foi até a casa de Jairo, mandou as carpideiras choronas se calarem, mandou pra sempre a incerteza do coração de Jairo pra fora, disse pra garota se levantar e ela se levantou. Pronto! Tudo que precisamos é uma mão forte, de quem tem plena certeza das coisas, porque Ele faz todas as coisas.

Acho que as incertezas sempre virão, sempre estaremos sujeitos a coisas que não esperamos, mas de uma coisa não podemos duvidar: melhor ter Jesus por perto pra na hora que perdermos as forças, Ele nos erguer.

Só uma coisa me conforta. Apesar de ter engolido muita água na hora em que meu chão rachou, já estou em terra seca. Volto a ter o desejo de que tudo de bom que tem me acontecido dure um pouco mais, e retire de vez a marca ridícula da interrogação em meu coração.

por Érika Silva Santos