A fé

Há muito eu queria escrever sobre esse tema. Em minhas leituras da Bíblia, a fé é uma das coisas que mais me chamam a atenção.

A fé dos Patriarcas, Abraão, que, a princípio mostrou um pouco de falta de fé quando não confiou no tempo do Senhor, depois se redimiu e, pela fé que tinha nas ordens que vinham do alto, chegou a quase sacrificar o seu filho, o qual ele amava. Moisés, pela fé, mesmo não se achando o mais capacitado, obedeceu às ordens do Senhor e libertou o seu povo do domínio do faraó; pela fé ele abriu o mar e o atravessou, pela fé ele guiou o povo pelo deserto até a Terra Prometida. Noé, pela fé, construiu a arca, mesmo sendo motivo de escárnio perante os demais.

Segundo as promessas de Deus, pela fé faremos muitas coisas em nome do Senhor. Jesus, pela fé, curou leprosos, enfermos, endemoninhados, cegos, coxos e ressuscitou mortos. É muito comum lermos nos Evangelhos Jesus dizer seguidas vezes: “A tua fé te salvou.” Foi assim com todos os que por Ele foram curados, foi assim com o chamado bom ladrão, que, no último momento, reconheceu que Jesus é o Cristo e foi salvo. Pela fé, os apóstolos foram pregar e difundir os ensinamentos do Senhor pelos mais longínquos lugares do mundo conhecido. Segundo os estudiosos, sem o trabalho dos apóstolos, o cristianismo não teria passado de mais uma seita judaica.

Também pela fé Jesus foi insultado, caluniado, humilhado, crucificado e morto. Depois, pela fé, Ele ressuscitou, glorioso. Mas Jesus passou por tudo isso e muito mais, basta a nós lembrarmos que Jesus, em oração, pediu para que fosse afastado dEle aquele cálice, mas, para nossa salvação, logo após Ele disse: “Seja feita a Tua vontade e não a minha.” E Ele passou por tudo. E nós vencemos.

Pela fé, os discípulos foram perseguidos e martirizados, sofrendo mortes horríveis, Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, Estevão foi apedrejado até a morte, e não foram só eles, todos os outros sofreram muito. Paulo foi preso e açoitado mais de uma vez, foi perseguido, mas não cedeu. Pela fé, Jesus passou fome, frio, sede, medo…

Portanto, não peço para não ter percalços em minha vida, pois a pessoa por quem me apaixonei, a que deu a vida por mim, sofreu muito. Não peço para não sofrer, peço para que a minha fé não dependa disso. Peço para que nada, em tempo algum, abale a minha fé.

Tento me guiar pela fé de Jó, sim, pois para mim, o que Jó teve sempre foi fé. Em seu livro tem uma frase que quando eu li pela primeira vez, não percebi a sua magnitude, só depois foi que percebi e essa frase me toca muito. Quando Jó começa a perder tudo que tem, família, escravos, animais e após ser questionado por sua mulher sobre a bondade de Deus, ele diz a seguinte frase: “O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja Seu nome.” Se isso não for fé, eu sinceramente não sei mais o que pode ser. Lembro-me também do salmista, quando diz: “Esperei com paciência no Senhor e Ele se curvou e ouviu o meu clamor.”

Pensemos nisso.