Confiança

“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.” 1 João 4:18.

Existem coisas que alguém no trabalho jamais faria, mas que em casa se permite fazer. Caminhar sem sapatos, andar despenteado, ou colocar os pés sobre a mesa são atitudes que a confiança do lar permite que alguém faça, mas que são inadmissíveis num ambiente de trabalho. Quem o fizesse seria considerado desqualificado.

Existem coisas que alguém jamais faria quando começa a sair com uma garota, mas depois de vários anos de casado se permite fazer. Ter um cheiro desagradável ou mostrar uma meia rasgada são coisas que jamais faria no namoro, mas que se permite fazer no casamento.

Isso é o que gera confiança, porque o amor cobre as imperfeições e nos dá tranqüilidade para agir. Não temos medo de ofender o outro. Sabemos como pensa, sabemos como vai reagir e o amor que nós temos nos permite essas pequenas e engraçadas liberdades.

Ninguém está falando de causar dano ao outro, ou de prejudicá-lo. Simplesmente que o amor e o conhecimento nos dá a tranqüilidade de ser mais espontâneos e agir com menos cerimônia. Como você atuaria frente ao rei da Espanha? Ficaria parado quase sem piscar. Nem pensaria sequer em afrouxar o nó da gravata ou tirar o sapato mesmo que tenha calor.

Fico maravilhado ao pensar em nosso Deus. Não houve, há ou haverá alguém mais sublime e eterno que Ele. Ninguém pode comparar-se a Ele. Ele é maior, mais importante e mais poderoso que todos. É a santidade personificada, a pureza completa, o conhecimento absoluto. É muito difícil imaginar como Deus é porque nossa mente tão limitada tem dificuldade de analisar conceitos absolutos e eternos. Mas Deus é superior.

Ainda assim, um ser tão grande e perfeito, nos oferece hoje sua confiança. Sim, Deus é tão amoroso que nos permite nos movermos com total tranqüilidade. Perminte-nos viver com tal intimidade que podemos falar com Ele todos os dias, podemos ir à sua santa presença para sermos ouvidos. Não há necessidade de pedir audiência, Deus está sempre diponível. Podemos nos aproximar sem vergonha, sem temor, porque Deus nos ama. Que maravilhoso Deus! Seu amor elimina todo temor e nos dá intimidade.

REFLEXÃO – Temos confiança para nos aproximarmos de Deus.

Notas:

Traduzido por Paulinho Degaspari

por Daniel Perez Cliffe