A glória invisível

Da Série: A gloriosa glória de Deus

18 E a glória do Senhor afastou-se da entrada do templo e parou sobre os querubins. Ezequiel 10:15-22

Eu oro porque Deus, a Shekinah, foi expulso.

Deus está no exílio – conspiramos para ofuscar

os sinais da Sua presença no passado e no presente.

Eu oro porque recuso o desespero.

— Abraham Joshua Heschel

Durante o período dos reis, não poucas vezes os ornamentos e utensílios de ouro do Templo foram usados para finalidades pouco religiosas – até mesmo como propina[4] para um rei Sírio[5] desistir de atacar Judá. Curiosamente não houve repreensão profética por causa deste ato. A garantia da presença de Deus estava condicionada ao conhecimento de Deus e à submissão dos corações[6].

Numa visão perturbadora, Ezequiel vê a ‘glória de YHWH’ deixando templo por causa da contaminação da adoração pagã, da violência e opressão social. Tanto o Tabernáculo quanto o suntuoso Templo foram destruídos – mas a glória de Deus já não estava lá.

O pecado conspira para ofuscar o brilho da shekinah. Não era o ouro, o incenso aromático, a madeira de acácia nem a arte de Bezalel e Aoliabe que tornavam o Tabernáculo/Templo um lugar santo. Era a presença de Deus. Apesar de ofuscar, o pecado não é capaz de frustrar[7] o propósito divino: Deus ainda está em busca do homem.

No final de seu período profético, Ezequiel vê a ‘glória’ retornando a um ‘novo templo’[8]. Ageu, numa palavra de ânimo aos sacerdotes, levitas e chefes tribais que haviam conhecido a suntuosidade do primeiro Templo[9] profetiza que a ‘glória deste novo templo será maior do que a do antigo’[10] e ‘encherei este templo de glória’. Para o povo pós-exílio era desolador reconstruir um Templo sem o luxo dos anteriores. Para Zacarias, ‘aqueles que desprezaram o dia das pequenas coisas terão grande alegria ao verem a pedra principal’.[11] A Presença de Deus jamais pode ser outra coisa senão uma realidade absolutamente grandiosa, e nossa participação neste Reino através da obediência a Deus é para sempre o mais maravilhoso privilégio, apesar da aparente insignificância que alguma tarefa trivial possa parecer.

Curiosamente, quando o segundo templo ficou pronto não há qualquer menção[12] ao enchimento com a glória de Deus como ocorreu na dedicação do Tabernáculo e do Templo de Salomão.

Notas:

[4] šōḥad –presente em troca de um favor

[5] 1Rs 15:18-20

[6] Oséias 6:6

[7] Jó 42:2 “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado”

[8] Ez 43:1-5

[9] Esdras 3:12-13

[10] Ageu 2:3-9

[11] Zac 4:10

[12] Esdras 6:16-22