A glória final

Da Série: A gloriosa glória de Deus

Eu (Jesus) lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo. Mateus 12:6

O evangelho de Lucas começa e termina no templo. Que contraste maravilhoso: tanto no Tabernáculo, quanto no Templo, as mais magníficas obras foram preparadas pelas pessoas para a habitação do ‘Nome’ de Deus. Agora Deus toma a iniciativa de ‘se fazer templo e habitar entre nós’[13]. Pequeno – como profetizou Zacarias –, vulnerável como um bebê, acessível a todos – sacerdotes e religiosos, compatriotas e estrangeiros, pecadores e santarrões. ‘Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade’.[14]

E o mais surpreendente é que a shekinah, a presença gloriosa de Deus segue, desta vez num templo que ainda está em processo de construção[15], entalhado de pedras vivas[16], ‘e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude’[17] [glória]. A Igreja é o Templo de Deus, tão cheia da Sua presença gloriosa que é capaz de prover a terra até o cumprimento final do Reino.

Toda esta glória, em alguns lugares chamado de galardão ou prêmio não servem para criar uma competição celestial entre os salvos. Deus nos promete glória para que possamos ‘lançar as suas coroas diante do trono’ do Cordeiro dizendo: “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”[18].

Notas:

[13] João 1:1 – paráfrase

[14] Colossenses 2:9

[15] Efésios 2:22

[16] 1 Pedro 2:5

[17] Colossenses 2:10

[18] Apocalipse 4:10-11