De quem é a responsabilidade?

Meu irmão mais novo assim como muitas crianças, quando por acidente ou intencionalmente quebrava ou quebra alguma coisa dentro ou fora de casa, sempre responsabilizava alguém, nunca reconhecia seu erro, nunca assumia sua responsabilidade diante dos acidentes que destruíam algum objeto ou machucavam alguém.

Isso é típico de criança, porém infelizmente ainda existem adultos com esta característica, afinal é sempre mais fácil responsabilizar alguém pelos nossos fracassos, do que reconhecer nossos erros, pedir perdão e mudar.

Quantas vezes tomamos atitudes sem a direção de Deus e depois responsabilizamos a Deus pelo fracasso de tal decisão! Acusamos a Deus de ter nos abandonado quando na verdade fomos nós que o deixamos de fora da decisão. Porém o que mais acontece entre os crentes é colocar a culpa de seus erros no diabo. O problema é que, quanto mais transferimos responsabilidades, menos nos preocupamos em melhorar, afinal como diz o ditador: “filho feio não tem pai”.

O texto de Gênesis 3:11-13 diz: “Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.” Aqui vemos claramente que nem Adão nem Eva reconheceram seus erros; ambos lançaram a responsabilidade em outra pessoa pela desobediência cometida. Adão culpou a mulher que Deus havia lhe dado, logo colocou a responsabilidade em Deu; a mulher culpou a serpente, logo jogou a responsabilidade no diabo.

Talvez você hoje esteja na mesma posição do meu irmão mais novo. Alguma área de sua vida está em crise, por exemplo: Seu namoro está por um fio e você não assume sua parcela de culpa e não muda, a fim de transformar seu namoro em verdadeira benção diante de Deus e dos homens; seu casamento está sendo destruído e você culpa o cônjuge pelo que está acontecendo, ao invés de tentar resolver o problema assumindo sua responsabilidade; seu filho está entrando em caminhos destrutivos e você culpa as más companhias dele ou dela pelo que está acontecendo, mas não reconhece que dispensa pouca ou nenhuma atenção aos seus filhos, deixando-os à mercê de conselhos de amigos e colegas mal orientados pelos pais.

Até quando faremos como Adão e Eva que responsabilizaram outros pelos seus erros? Assuma sua responsabilidade! Reconhecer nossos erros é o início das vitórias!