Segundo o coração de Deus

“… Porque eu não vou oferecer ao Senhor holocaustos que não me custem nada…”
(2 Sm 24:24b)

Gostaria que todas as pessoas conhecessem dois irmãos que congregam lá na minha Igreja: o Márcio e o Célio. Eles trabalham na mesma empresa, dividem o mesmo teto e são dois crentes que honram o nome de cristãos que carregam. São dois homens de oração, sempre alegres, nunca os vi envolvidos em fofocas ou escândalos e, pra falar a verdade, nem do diabo eu nunca os vi falar mal. Eu poderia afirmar com toda a certeza que eles são dois homens segundo o coração de DEUS.

Não foi esse o exemplo de Davi. Vendo a Bate-Seba e podendo, no direito de rei, ter a mulher que quisesse, foi envolver-se logo com uma mulher que era casada. Pior, a mulher engravidou e ele ordenou que ela se deitasse com o marido para esconder que o filho era dele. Como isso não aconteceu, Davi dá uma ordem ao chefe do exército para que Urias vá à frente no combate para que morra. Morto Urias, o profeta chega a Davi e, falando por meio de uma parábola, conta toda a má obra de Davi e pergunta qual deveria ser a pena para o homem que cometesse tais coisas. Prontamente Davi diz que digno de morte seria o homem que tais coisas cometesse. O profeta Natã diz face-a-face com Davi que era ele o tal homem. QUE MENTE MAQUIAVÉLICA ESSA DE DAVI!

Como é que um homem desses pode ser chamado homem segundo o coração de DEUS? Eu me perguntei várias vezes isso. A resposta veio num versículo em 2 Samuel 24. Só pra nos situar na história, Davi mandou contar o povo em Israel, povo que “ele” consegui juntar, não foi DEUS, foi Davi. E logo Davi reconhece que fez coisa errada e DEUS propõe a Davi três castigos, a resposta de Davi é algo maravilhoso: “caia eu nas mãos do Todo-poderoso que é grande em misericórdia”. Davi olha pro céu e vê um Anjo com uma espada apontada pra Jerusalém. DEUS manda que Davi vá até uma terra onde mora um homem chamado Araúna que tinha gado e terras. Davi deveria ir até lá e sacrificar ao Senhor para que o castigo sobre Jerusalém cessasse. Ao chegar na casa de Araúna, Davi é saudado e Araúna diz ao rei: “Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti.” (2 Sm 24:22,23). Mas Davi não aceita e responde: “Não! Antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada.”

Davi decide pagar o preço que era devido. Oh! Irmãos, como eu gostaria de ver isso acontecendo hoje nas Igrejas. Como é que eu vou oferecer a DEUS ofertas que não me custem nada? Onde está o amor se não existe sacrifício? Existe tanta gente desfilando novos vestidos a cada domingo, tantos homens de paletós cada vez mais caros, aveludados, importados, mas na hora da oferta na Igreja é sempre a nota de 1 real que vai. Tantos jovens comprando acessórios desses tais Rebeldes, mas não têm coragem de sair na rua com uma camisa com dizeres evangelísticos. Se for falar de renúncia em busca da santificação a vergonha é maior ainda. Jovens que deveriam levar uma vida casta e que estão se deixando levar pelo prazer e não querem saber que isto entristece o Espírito Santo. Como é que eu vou dar para DEUS aquilo que não me custa nada? Quantas Igrejas estão com os cultos semanais vazios porque os crentes preferem as páginas da vida às páginas da Bíblia?

Entendi porque Davi é assim chamado, é porque nós atentamos na aparência e DEUS olha para o coração. Acho que segundo o coração de DEUS seria alguém que ora, que não vive com fofocas, mas entendi que é mais que isso. Ser segundo o coração de DEUS é entregar de verdade o coração nas mãos de DEUS e tê-lo acima de tudo e de todos. É ir além do que eu posso por amor Dele assim como Ele fez por amor de mim. A minha oração é que DEUS levante em nosso país um povo santo , SEGUNDO O SEU CORAÇÃO, e isso começa em mim. Aprendi também que eu não posso dar para DEUS ofertas que não me custem nada.