Imitadores

“Sede pois, imitadores de Deus como filhos amados.” Efésios 5:1.

Tratar de imitar a Deus é uma tarefa muito grande. Pode-se imitar algo menor. Quando trata-se de imitar o seu ídolo preferido, custa muito porque para ser seu ídolo tem que se esforçar muito e superar muitos obstáculos. Qualquer um pode jogar bola, mas ninguém pode fazê-lo como Maradona. Muitos querem imitá-lo, mas não podem. Joga muito bem.

Paulo conhecia bem essa regra. E apesar disso, recomenda aos efésios e também a nós que imitemos a Deus. Se é difícil imitar o Maradona jogando bola, imagine o impossível que vai ser ao imitar a Deus!

Deus é muito grande para poder chegar a conhecer completamente sua Pessoa. Mas nos deixou sinais bem claros de imitação. É certo que jamais chegaremos a ser como Deus, mas isso não nos exime de intentá-lo. Em seu Plano Ideal, Deus espera que em agradecimento à salvação que nos deu, tratemos de modificar nossa conduta cotidiana, para fazê-la o mais parecido possível com a conduta divina.

Isso é tão amplo como o conceito de santidade, e se aplica a todos os aspectos da vida. Não é somente para obedecer o domingo de manhã, ou os dias de reunião na igreja. Não é que tenhamos uma vida espiritual durante os cultos e uma vida secular onde desenvolvemos nossas atividades cotidianas: trabalho, amigos, estudos, diversão, viagens.

A vida para a qual Deus nos chama é uma vida integral, as 24 horas do dia, em todo lugar. Imitar a Deus implica atuar como Ele atuaria, em cada situação da vida. Escute essa frase que pode nos orientar. Não use as palavras ou o tempo descuidadamente. Nenhum dos dois pode ser recuperado.

Às vezes falamos demais, ou dizemos coisas que machucam. Às vezes usamos mal o tempo, e o gastamos em coisas que não correspondem. Às vezes o perdemos. Ontem já não volta mais, se foi para sempre, não se pode recuperar.

Imitar a Deus implica em dizer as coisas de uma maneira agradável, ainda que esteja irritado e tenha razão para estar. Que você não insulte, nem grite. Que não zombe dos defeitos do outro. Que alente e console os que o rodeiam, ainda que ninguém o faça com você.

REFLEXÃO: Tenha uma imitação integral.

Notas:

Traduzido por Thaíse Dias Lima

por Daniel Perez Cliffe