Uvas boas e uvas bravas

“Ora, seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha. O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo. E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.” ( Isaías 5:1,2 ).

Sou um nordestino de origem, vivo em Recife e sou um admirador da cultura da minha terra. Como todo nordestino, na época de Junho nós esperamos pelas guloseimas feitas de milho. Muitas pessoas não gostam, mas a maioria aprecia. Mas para que na época de Junho haja fartura de milho, o plantio começa em Março e a expectativa da chuva faz com que os plantadores de milho já fiquem esperançosos de que terão uma farta colheita. Mas se não chove, há frustração por parte dos plantadores. Imagine que você separe as melhores sementes, adube a terra, irrigue com todo o cuidado necessário, e ela não corresponda à sua expectativa.

Esta semana qu estava lendo a Bíblia e, sabe aqueles trechos que você lê cem vezes e na centésima primeira você vê algo que não via das outras vezes? Aconteceu comigo após ter visto uma reportagem exatamente sobre a expectativa do plantio de milho. Foi o texto de Isaías 5, versos 1 e 2 (transcritos logo acima).

“Ora seja-me permitido cantar para o meu bem amado uma canção de amor a respeito da sua vinha.”

A Bíblia nos trata como a vinha do Senhor. Como vou cantar uma canção de amor para Ele a meu respeito? O que será que eu diria? Como posso compor uma canção de amor pra Jesus falando de mim? Falaria sobre o seu sacrifício e a sua grande prova de amor, certo? Mas como posso fazer contraste disso com a minha ingratidão, com a minha desobediência e com a minha rebeldia?

”O meu amado possuía uma vinha num outeiro fertilíssimo.”

O significado disto : O lugar onde será feito o plantio das vides (nós) é um lugar onde deve produzir bastante fruto.

”E, revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides, e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar”.

Agora chega o momento da demonstração de amor do bem amado pela sua amada. Ele começa a preparar o lugar onde ela vai ficar e mostra todo o seu esforço “revolvendo-a com enxada e limpando-a das pedras”, e diz que naquele lugar plantou “excelentes vides”. Eu não consigo me ver desse jeito: excelente, mas DEUS não consegue me ver de outra forma, não adianta. Por mais coisas erradas que eu faça e por mais coisas certas que eu deixe de fazer, o amor dele por mim jamais mudará. E isso é mais que um bom motivo para ter um sorriso estampado no rosto a todo o momento e a esperança viva de que em breve irei estar com Ele para sempre e sempre. E, na mesma esperança dos plantadores de milho, a Bíblia fala que “edificou no meio dela uma torre e construiu um lagar” já sonhando com a hora da colheita. Mas…

“e esperava que desse uvas boas, mas deu uvas bravas.”

É triste ouvir isso. Mas é a mais pura realidade. O que se espera de nós é que, ao menos, possamos ser uvas boas. Mas dentro de nossas Igrejas o único gosto que se tem é o gosto amargo de uma sociedade cristã hipócrita que esbanja santidade nos cultos e não leva DEUS a sério fora dele. Cristãos que se mostram repreensíveis porque as suas atitudes em nada demonstram que o seu caráter é de alguém que serve a Cristo. Irmãos que não amam, nem ao seu próximo e muito menos a DEUS. É triste, mas eu reconheço, porque quando falo aqui estou falando de mim, que DEUS está me vendo lá de cima, esperando de mim que eu seja agradável como a uva boa e eu aqui estou sendo uma uva brava. Sendo uma uva brava quando posso ajudar ao meu irmão e não o faço, quando devo orar por alguém que está caído e deixo de orar para apontar o dedo para ele, quando sonego o meu dízimo e não vejo que a obra de DEUS é quem sofre com isso, quando deixo mesmo que as coisas terrenas sejam mais importantes que as celestiais.

Sei que as misericórdias de DEUS são a causa de não sermos consumidos e se renovam a cada manhã e, por isso, ao renascer cada dia, que possamos fazer a escolha de sermos as uvas boas, aquelas que DEUS esperou para colher, correspondendo ao seu chamado e agindo sinceramente em conformidade com o que manda a sua Palavra, sem ter medo de tratar o pecado pelo nome e sem ter do que se envergonhar.

DEUS os abençoe.