De volta ao passado… para ter futuro!

Eu gosto de parar para pensar no passado. Para alguns isso pode parecer loucura ou até mesmo masoquismo, mas eu penso diferente. Acho que o passado pode nos ensinar muitas coisas, pelo menos o meu tem me ensinado muito.

A questão é que para aprender com o passado precisamos PARAR. Parar a correria. Fechar a tela do computador. Apertar o botão de desliga da TV. Desligar o som. Ficar calado. Atitudes não muito fáceis num mundo igual ao nosso.

Depois disso devemos PENSAR. Pensar no passado. E como diz o texto bíblico em Lamentações 3:21, trazer à memória aquilo que nos traz esperança. Sei que nós temos memória curta e muito do nosso passado já foi esquecido naturalmente. Eu também sou assim. Esqueço-me facilmente do que Deus fez na minha vida. E é exatamente isso me motiva a escrever. Escrevo sobre muitas “insigts” que tenho e quando sinto-me tentada a acreditar que Deus se esqueceu de mim, volto no que escrevi me lembrando que Ele está compondo cautelosamente a minha história.

Eu tenho passado por experiências que não gostaria de esquecer jamais. Morei 3 anos em Piracicaba por conta de um mestrado e lá, além de toda a oportunidade de crescimento intelectual, conheci pessoas das quais o mundo não é digno, assim como aquelas citadas em Hebreus 11. Há algumas semanas atrás o pessoal que freqüenta esse site viveu também uma experiência única no Encontro irmaos.com 2007. Na Noite du Soleil convivemos com uma “trupe” que nos ensinou que alegria pode ser um meio de evangelização. Na Noite em Israel pudemos presenciar uma comunhão jamais vista (pelo menos por mim) numa ceia com pessoas desconhecidas.

Assim como não quero me esquecer que Deus me levou para Piracicaba muito mais do que para simplesmente fazer um mestrado também, não quero me esquecer do Encontro irmaos.com onde aprendi que Deus uniu as pessoas muito antes delas se conhecerem. Porque nossa união não se dá (somente) quando vencemos uma distância geográfica, mas sim se deu quando Cristo venceu o pecado e nos tornou irmãos. Aprendi também que rótulos podem e devem ser vencidos. Rótulos de idade, rótulos denominacionais, rótulos no estilo da adoração, pois tudo isso é casca, máscara, formato; e Cristo não precisa disso para cumprir seu plano eterno em nós.

Depois de parar e pensar, devemos USAR E ABUSAR do passado. Contar para outros as nossas experiências, afinal Deus não nos permite passar por situações, sejam elas boas ou ruins, só para entreter-nos aqui na Terra. Ele quer usar as minhas experiências para abençoar outros. Então se eu não faço questão de armazenar e extrair dessas experiências o máximo daquilo que Deus queira me ensinar, como Ele poderá usar isso na vida dos outros?

Eu sempre oro pedindo experiências com Deus, mas é um tipo perigoso de oração porque Deus pode nos enviar “chumbo grosso” do céu. Porém, digo por experiência própria, que saímos fortalecidos dessas situações. E Deus sabe exatamente quais meios usar para cumprir em nós seus objetivos. Além disso, mesmo tendo medo de orar assim, sei que não há nenhum lugar que eu vá ou nenhuma situação que eu possa passar, que Deus não esteja comigo. E se Deus está perto, não tem como dar errado!

Que este artigo o estimule a ver o passado como presente de Deus que você só poderá desembrulhar no futuro! Então tenha paciência e aguarde as grandes surpresas que Deus tem pra você!