E quando a velhice chegar

Eu ainda aguardava minha bagagem junto à esteira rolante do aeroporto, quando o telefone celular tocou.

– Papai está passando mal, você tem que vir pra cá agora! – disse minha irmã com a voz bastante preocupada.

Chegando ao posto de atendimento médico, a cena que vi cortou meu coração! AVC hemorrágico! Seu lado direito e a fala estavam comprometidos!

Começava naquela noite, véspera do dia da Independência do Brasil, uma jornada de sofrimento, dedicação e muito aprendizado.

Meu pai sempre foi um homem de vida simples, de muitos amigos e aparentemente sem vícios que poderiam lhe causar grandes males no futuro. De pouca conversa e muito trabalho, era do tipo conservador, provavelmente fruto de uma criação familiar também muito conservadora.

Já no hospital, internado, além das seqüelas decorrentes do AVC, veio à tona uma deficiência renal já existente, agora agravada pelo Acidente Vascular Cerebral.

Eu ali de pé num canto do quarto, com o coração apertado, observava aquele senhor de setenta e três anos de idade, sendo virado e revirado por jovens enfermeiras, que com técnica e paciência, lhe davam banho, trocavam a fralda e limpavam suas fezes e urina. Isso mesmo! Ele estava usando fraldas! Voltara a ser criança novamente. Dependente de tudo e de todos!

Enquanto acompanhava o trabalho das “meninas”, por um momento afastei da mente a preocupação com a doença e fiquei a pensar na importância da enfermagem, não apenas como profissão, mas também como missão de vida! Era um grupo de alunas do Curso de Enfermagem de uma instituição de ensino de Vitória, muito bem orientadas por sua professora Sra. Maristela.

Com a cautela e dúvidas normais de quem está “estreando” no ofício, demonstraram segurança nas ações – não ficaram constrangidas diante da nudez de meu velho pai, nem desanimadas com o esforço físico e o mau cheiro que tiveram de enfrentar.

Num gesto de profunda sensibilidade, a professora Maristela aproximou-se da minha madrasta, que chorava de tristeza noutro canto do quarto, lhe deu um abraço confortador e falou palavras de otimismo. Mais do que uma aula de enfermagem, a Mestra deu naquele momento uma verdadeira lição de vida!

Terminado o trabalho de higiene, conversei um pouco com Mariana e Priscila sobre a escolha daquela profissão e suas expectativas futuras. “Escolhemos a enfermagem porque gostamos de ajudar as pessoas”, me disseram elas com uma segurança de emocionar qualquer ser humano. Nós, sociedade e Governo, precisamos valorizar cada vez mais esses profissionais da vida.

Foi muito bom constatar também a excelente qualidade dos serviços prestados pelo Hospital Evangélico de Vila Velha, que, a despeito das dificuldades normais de uma instituição que depende de contribuições, mantém um alto padrão de limpeza, atendimento, competência e simpatia de seus profissionais. Sou muito grato por tudo isso!

Enquanto as enfermeiras cuidavam do papai, percebi uma lágrima escorrer-lhe pelo canto do olho. Era a dor do sofrimento psicológico, do constrangimento de ser tocado nas partes mais íntimas, sem poder se cobrir ou reagir.

Essa experiência difícil me levou a refletir sobre o tempo da velhice, suas doenças e dificuldades. Um período da vida para o qual talvez não estejamos preparados e nem nos preparando.

Adotar um estilo de vida saudável, manter-se informado sobre as doenças e o modo de evitá-las, visitar o médico regularmente e manter um diálogo franco e aberto com o cônjuge e os filhos, são práticas que poderão nos proporcionar uma velhice muito mais agradável.

O sábio escritor bíblico, em Eclesiastes 12.1-8, descreve de forma bem real, o sofrido quadro da velhice. Um tempo de braços e pernas enfraquecidos, número de dentes reduzidos, visão, fala e audição diminuídas, medo e espanto constantes, fraqueza e falta de apetite. A morte parece se aproximar rapidamente de forma assustadora! A palavra de Deus, através do texto sagrado, nos dá o seguinte conselho diante desse quadro: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade”.

Buscar a Deus na juventude será, sem sombra de dúvida, o melhor preparo para a velhice!