A razão da sua alegria em saber que vai morrer

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e está assentado à direita do trono de Deus.” Hebreus 12:1,2.

Alegria, uma palavra tão boa de se pronunciar. Um sentimento sem igual e a sensação inexplicável de se estar alegre. Relacionamos tudo em nossa vida de acordo com as situações e as situações que nos trazem alegrias são logicamente as que mais desejamos.

Nossa alegria geralmente depende das boas coisas que nos acontecem e o oposto nos gera a tristeza.

“Passei no vestibular” – Alegria
“Fiz vestibular e não passei” – Tristeza
“Comprei um carro novo” – Alegria
“Não fiz o seguro e bati com o carro” – Tristeza
“Foi ao médico e está com boa saúde” – Alegria
“Sabe que vai morrer?” – Alegria.

Alegria? Ao saber que vai morrer? Ao menos é o que eu entendo que Jesus teve. No texto de Hebreus citado acima existe uma profundidade sem igual em que coisas muito interessantes são relatadas como :

1 – Estarmos rodeados de uma grande nuvem de testemunhas;
2 – Deixarmos todo o embaraço;
3 – Fugir do pecado que tão de perto nos rodeia;
4 – Correr com perseverança a carreira que nos está proposta;
5 – Fitar os olhos em Jesus;
6 – Jesus é autor e consumador da nossa fé.

Mas o que vem a seguir é algo que toca o nosso coração: “… O qual pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta…” . Qual é o gozo que alguém pode ter em carregar uma cruz por conta dos erros dos outros? Ser esbofeteado, chicoteado? Qual é o gozo que existe para o homem que sabe que vai morrer? Que alegria tão grande sofrimento pode trazer para uma pessoa? Eu sempre me perguntei isso.

Quando nós estamos em nosso local de trabalho nós suamos bastante a camisa, mas a alegria de receber o salário no final do mês é maior do que as dificuldades que enfrentamos no dia-a-dia e aí eu entendo o que foi que Jesus sentiu. A alegria de ter a nossa companhia na eternidade é para Ele maior do que as dores sentidas por Ele na crucificação. Deixando de lado toda a dor em troca da minha e da sua vida que pelo seu precioso sangue foi comprado.

O que tem acontecido é que nós muitas vezes é que não damos o valor a nós mesmos que Jesus nos dá. Temos muitas vezes feito do Templo do Espírito Santo, que somos nós, depósito de lixo e nos envolvido com coisas ilícitas e que não convêm estarmos envolvidos. Temos muitas vezes feito pouco caso deste tão grande amor que foi demonstrado nos atos relatados pelas Sagradas Escrituras e que pessoalmente e diariamente Deus demonstra para conosco e que muitos de nós deixamos de ser gratos a Deus por isso.

Jesus ter alegria em entregar a sua vida por mim, não é fazer algo com má vontade, não foi reclamando que Ele se entregou, como muitas vezes temos nos comportado quando Deus exige algo de nós. Ter com alegria renunciado a santidade para se fazer maldição para tornar malditos em santos e receber o quê de mim e de você? Ele fez para nos dar o valor que não tínhamos quando pecadores. E fez com alegria para deixar livre o seu acesso ao céu.

Não podemos escolher o lugar onde nascemos, nosso pai, nossa mãe, nossos irmãos, mas a escolha mais importante de nossas vidas somos nós quem fazemos: Onde vamos passar a eternidade. A alegria de Jesus está em ver você e eu lá com ele, este é o gozo que Ele sentiu ao saber que iria morrer. Ele espera por mim e por você lá. Fica pra nós uma pergunta: Como está a nossa vida?

Que Deus abençoe.