Assim vou vivendo, assim vou louvando

“Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver, cantarei louvores ao meu Deus durante a minha vida.” Salmo 104:33

A verdadeira adoração nos conduz à mais linda expressão de louvor. Sim, quando adoramos a Deus em espírito e em verdade, através de vidas consagradas a Ele e à Sua Obra, queremos porque queremos louvar… louvar… louvar…

No antigo testamento, as principais palavras traduzidas para louvor são: hãlal, que significa: fazer ruído; encontramos, também, a palavra yãdhâ, associada às ações e gestos corporais que acompanham o louvor; e zãmar que é associada com a música tocada ou cantada. No novo testamento encontramos a palavra eulogien – elogiar, bendizer; e a palavra eucharistein, expressão de gratidão num relacionamento íntimo entre o que louva e aquEle que é louvado. A Bíblia toda é cheia de explosões de louvor, demonstrando a alegria que caracteriza a vida do povo de Deus. “…está alguém alegre? Cante louvores” (Tiago 5:13). Toda a criação, inclusive os anjos, expressam sua alegria por meio do louvor (Jó 38:4-7; Salmo 19:1-4 e Salmo 148:1-14). Na terra é dado louvor a Deus, tanto por causa da criação, quanto pela redenção (Salmos 24, 96 e 136).

Vivo louvando porque devo – O louvor a Deus é ordenado aos homens, é um dever dos Seus servos (Deuteronômio 8:10; I Crônicas 16:41; Salmo 113:1). O louvor glorifica a Deus (Salmo 50:23a). O louvor deve ser contínuo e autêntico “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o Seu nome.” Hebreus 13:15

Vivo louvando porque posso – Todo aquele que pertence ao Senhor não somente deve, como, também, pode louvá-Lo. “Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao Teu nome, ó Altíssimo” (Salmo 92:1). Em Jesus Cristo, eu sou uma nova criatura, criado para o louvor da Sua glória – “A fim de sermos para o louvor da Sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo Jesus.” (Efésios 1:12).

Vivo louvando porque quero – Quando Deus troca o nosso coração, nasce em nós o desejo de louvá-Lo através de nossas vidas. Não somente devo, não somente posso, mas, acima de tudo, quero bendizer o nome do meu Senhor, quero louvá-Lo de todo o meu coração. “Louvar-Te-ei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em Ti; ao Teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores.” (Salmo 9:1-2). “Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma.” (Salmo 108:1). Nada deveria nos agradar mais do que louvar ao Senhor que nos criou e nos redimiu, tanto individualmente, quanto na congregação (Salmos 22:25 e 34:3).

“Louvai ao Senhor, porque é bom e amável cantar louvores ao nosso Deus; fica-LHE bem o cântico de louvor.” (Salmo 147:1).