Sansão não sabia

(Juízes 16:20)

A história de Sansão parece mesmo é com um desses clássicos de Hollywood, repleto de romances, festa de casamento, banquetes, intrigas, enigmas, traições, lutas, assassinatos, prostituição, chantagens emocionais, um super-herói furioso, incêndio, ataque de leão, morticínio, metralhadora (da marca queixada de jumento), etc. e tal.

Aliás, sua história, de fato, virou filme, e atraiu multidões para os cinemas de todo mundo, mas, como não poderia deixar de ser, precisamos olhar para Sansão, não como um personagem hollywoodiano, mas como um libertador de Israel, alguém escolhido a dedo por Deus.

Apesar de não ser nossa intenção malhar a Sansão, mencionado como um dos heróis da fé, na galeria de Hebreus 11, do seu erro, podemos aprender uma lição importante – Sansão não sabia.

Sansão não sabia…

… que nunca poderia negligenciar a sua vocação – Sua missão seria “começar a livrar a Israel do poder dos filisteus” (13:5). Certamente seus pais lhe instruíram desde sua infância até se tornar um homem. Deus o abençoou e o revestiu com o poder do Espírito Santo, mas a força que ele passou a ter foi mais usada para vinganças pessoais do que para livrar Israel das mãos dos filisteus.

… que não se brinca com o sexo oposto – Sem nenhuma dúvida, Sansão era do tipo “mulherengo”, e essa fraqueza lhe causou alguns problemas, mas o maior deles foi quando se relacionou com Dalila.

… que não se brinca com coisas sagradas – Como um nazireu, ele não poderia se aproximar de um cadáver, no entanto, ele tirou do leão morto mel. Ele não poderia beber bebida forte, mas vivia em festas regadas a vinho. Ele não poderia cortar o seu cabelo, mas ficou fazendo tipo com Dalila, até revelar a ela o seu segredo.

… que o Senhor se havia retirado dele – duras palavras referentes a um homem que nasceu para ser águia, mas que virou um franguinho de terreiro. O Sansão abençoado e revestido com o espírito Santo de Deus se viu só e fraco, porque não sabia que o Deus Santo não tolera o pecado.

Pense:

O que sabemos, mas que, por hora, parece mesmo é que não sabemos e por isso estamos desonrando e desagradando ao nosso Deus? Sansão não tinha desculpa, pois sabia muito bem de todas essas coisas, mas optou em viver como se não soubesse.