O caminho certo

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Você já deve ter ouvido esta frase em algum momento. Esta frase ilustra o que aconteceu em minha mente quando encontrei esta imagem em uma pesquisa no Google. Na verdade, eu estava procurando outra coisa quando encontrei esta pintura, e ela fez com que alguns versículos viessem à minha mente. Dentre eles, João 14:6.

Não sou nenhum perito em artes e, provavelmente, minha interpretação está muito longe do que o artista quis mostrar na pintura. Realmente, os artistas são “incompreendidos”. Brincadeiras à parte, vamos dar uma olhada nos elementos da obra.

O que primeiro chama a atenção é o pincel. Note que ele está desenhando o caminho para a pessoa da pintura. Ao olhar a imagem, vejo o pincel como a representação de Jesus. Ele deseja que sigamos o Seu caminho, a Sua orientação. Ele é o nosso pastor e nos conduz através do caminho certo, a fim de termos um relacionamento com Ele. (“O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.” Sl 23:1-3 NVI).

Já a pessoa seguindo pelo caminho representa todos nós. Sozinhos, como poderemos encontrar a direção certa? Se não fosse aquele pincel desenhando a estrada, será que a pessoa da pintura encontraria o caminho? Ou vagaria pelo deserto ao seu redor, sem um rumo? Do mesmo modo, não há como chegar ao Pai se não for através de Jesus! Isto nos faz voltar a João 14:6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”.

Jesus é o caminho para todos nós! Através da Sua morte na cruz, podemos ter nossos pecados perdoados: é só nos arrependermos e pedir o Seu perdão, e Ele o dará a você. Com isso, podemos experimentar a maravilhosa comunhão com Deus! Ele nos guiará pelo “bom caminho”, nos orientando e nos auxiliando em nossas decisões. Isto, claro, se nós permitirmos. Deus não “força a barra”, Ele apenas espera o nosso convite ou o nosso pedido de ajuda. Lembre-se: Deus deseja ter este relacionamento fraternal conosco.

A escolha é sua: deseja ter um amigo, um Pai lhe indicando o caminho e lhe aconselhando? Ou prefere vagar pelo “deserto” sem uma direção?