Ser rebelde é doença?

A reportagem de capa da revista Época de 13 de Abril 2009 tem um título assustador: “Eles são uns capetas!”. Refere-se ao comportamento agressivo e rebelde de crianças e adolescentes, e procura responder qual o motivo da exagerada falta de domínio por parte de crianças e adolescentes que chegam a extrapolar os limites do mau comportamento.

No meu tempo de criança eu “morria” de medo de ir para a diretoria, pois isso significava uma forma de punição por um mau comportamento na escola, e o próximo passo seria “chamar os pais”. Entretanto, sempre existiram aqueles que se orgulhavam de ter coragem para depredar, brigar, quebrar, agredir e enfrentar os professores, desobedecer aos pais, matar aulas, enganar os simples e tirar vantagens dos mais fracos. Eles ostentavam o “prêmio” de terem ido dezenas de vezes para a diretoria.

A ciência explica tudo. Na visão cientifica , um adolescente agitado, distraído, impulsivo, com baixo rendimento escolar, pode ser vítima de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). Os psiquiatras explicam que tal comportamento ocorre por causa de alterações na parte frontal do cérebro, que o torna deficiente na produção de substâncias indispensáveis para o equilíbrio do comportamento, como a dopamina e a noradrenalina. Não se surpreenda mas a desobediência crônica também tem nome. É TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), que faz com que a criança ou adolescente seja excessivamente irritadiço e vingativo.

As chamadas “doenças da beleza” também afetam muitos adolescentes tornando-os irritadiços e frustrados, e conduzindo os mesmos ao uso de drogas e à delinquência. Sabia que tem gente que se recusa a sair de casa por não se achar bonita o bastante para se exibir? Vivem insatisfeitas com seu corpo. Para a ciência, sofrem de Dismorfia Corporal. E há outras pessoas que não comem nada, visando emagrecer, embora já estejam abaixo do peso. Isso causa fraqueza, agressividade e sonolência excessiva. A ciência decreta: É a anorexia.

Como cristãos nós precisamos questionar: A rebeldia adolescente é normal? É uma doença moderna ou desarmonia com a vontade de Deus? A palavra de Deus já previa: Nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens (inclusive os adolescentes) serão egoístas, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, sem domínio de si, cruéis (2 Tim 3:1-5).

É bíblico que o filho deve honrar a seu pai e sua mãe, independentemente de sua idade. Por isso, um adolescente que conhece ao Senhor Jesus não deve ser rebelde, nem agressivo, e muito menos desobediente aos pais, pelo contrário, deve exibir na sua conduta o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gálatas 5:22-23).

É verdade que os hormônios estão à flor da pele e os conflitos de personalidade se manifestam com mais intensidade nessa fase, mas o Espírito Santo é maior do que os hormônios! Louvado seja Deus!

Quanto a nós, adultos, cabe incentivar nossos adolescentes a serem excelentes cristãos, excelentes filhos, excelentes servos, fazendo tudo para a glória de Deus (1 Cor 10:31).