É muita glória!

2 Crônicas 5:2-14

O que vem à sua mente, quando você pensa na glória de Deus? Há muitas teorias, muitas especulações, muita imaginação, muita emoção, muito misticismo em torno do significado da glória de Deus. Ao olhar com cuidado para esse texto, sinto uma vontade imensa de voltar aos dias de Salomão e presenciar a glória do Shequiná, porque uma coisa é certa: É muita glória!

O Templo havia sido caprichosamente construído, todos os detalhes estavam afinados com as orientações de Davi e depois de Salomão. Tudo estava no seu devido lugar, todos os móveis e utensílios brilhavam ostentando uma glória singular, uma beleza que atraiu reis e rainhas, burgueses e plebeus, religiosos e filósofos, amigos e ladrões.

Os convidados estavam presentes com suas melhores roupas, os músicos bem afinados entoando os salmos de adoração ao Deus de Israel, sacrifícios eram feitos e dedicados ao Senhor, mas faltava algo, faltava não a glória dos homens, mas a de Deus; não a presença das12 tribos de Israel, mas a do Deus vivo, Pai, Filho e Espírito Santo, e pode acreditar no que eu digo: É muita glória!

Eu gostaria de destacar três coisas que aconteceram e que foram mencionadas antes da manifestação da glória de Deus:

1. Salomão e todo o povo ofereciam sacrifícios (6) – Para que a glória do Senhor se manifeste entre o povo de Deus, é preciso que o homem aceite o sacrifício de Jesus Cristo, “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, é preciso que haja confissão de pecado, é preciso que haja purificação, consagração e santificação. Para vermos a glória de Deus entre nós, precisamos passar pela cruz dia após dia, para nos acertarmos com nosso Salvador, pois Ele realizou o sacrifício que nos traz para perto DELE. O sacrifício de Jesus nos dá acesso a Deus.

2. Os sacerdotes puseram a arca de Deus no seu devido lugar, no santo dos Santos (7) – E o que estava dentro da arca? A palavra de Deus, as tábuas da lei, a vontade de Deus para o Seu povo. Não tem como ver a glória de Deus sem darmos a atenção devida à Sua palavra. Não tem como experimentarmos a presença marcante de um Deus poderosíssimo se a Sua palavra não estiver no lugar de destaque em nossos corações, se não estiver nos santificando e nos orientando. A Palavra de Deus era o contrato da aliança de Deus com o Seu povo.

3. Havia louvor para se fazer ouvir (12-13) – É impressionante o louvor que exalta a bondade e a misericórdia de Deus, que engrandece o Seu nome. O louvor não foi daquele tipo cantado ou tocado pra dentro, foi do tipo que se podia ouvir de longe, que se podia perceber o entusiasmo de um povo que reconhecia a grandeza do seu Deus.

E qual o resultado? “A glória do Senhor encheu o templo”. É muita glória!

Eu penso que se essas três coisas são reais em minha vida, a glória de Deus se manifesta de uma maneira simples, mas ao mesmo tempo marcante, dando-nos sabedoria, alegria, poder, empolgação, e muito entusiasmo.

Pense:

Se eu já aceitei o sacrifício do Cordeiro de Deus, se eu permaneço na Sua palavra, se eu sou um verdadeiro adorador, eu posso não somente ver a glória de Deus, como também mostrá-la ao mundo, e não tem outro jeito, o mundo vai ver, porque é muita glória!