A escola informa e transforma?

Estamos vivendo num mundo rodeado de várias ideias e propósitos onde o objetivo muitas vezes é a busca do seu bel-prazer. Muitos, por trás de uma máscara, escondem a realidade fria e amarga de uma vida longe da vontade de Deus.

O cérebro humano é o palco da razão e sentimentos; cada ação realizada passa pelo consciente. Infelizmente, muitas dessas ações são pecados que foram organizados e arquitetados na mente humana. O diabo, sabendo disso, usa a mente humana como palco para os seus projetos para atacar uma área pouco comentada entre os cristãos: a escola.

Nossas crianças e adolescentes vivem num mundo bem diferente de 30 ou 40 anos atrás. A cada dia que passa as revoluções científicas e tecnológicas contagiam e moldam o modo de encarar a vida. Conhecer e adquirir novas tecnologias e informações transformadoras é o papel da escola, e o direito de estudar é garantido por lei a todos os pequeninos do Brasil.

Bem, se a escola informa e transforma que mundo ela está querendo formar?

Amados, todos nós sabemos que nossos pequeninos são constantemente jogados contra uma multidão de dúvidas quanto à autenticidade da Bíblia e da vontade de Deus. Posso afirmar com tristeza que 99% das escolas e dos professores que existem no Brasil sequer comentam sobre o Deus criador e sustentador da maneira como a Bíblia ensina. Isso é muito triste. Ideias como homossexualismo, evolução e liberdade sexual fazem parte até do currículo de muitas disciplinas. O que mais agravam os problemas é que muitas vezes não temos conhecimento sobre o que acontece nas quatro horas e meia que os nossos pequeninos estão na escola. Muitos pais sequer buscam informações sobre as aulas e como serão administradas. Acreditam que a escola é o melhor lugar onde uma criança e adolescente possa estar e que tudo que é dito lá, fica sendo a pura “verdade”.

O problema, caros irmãos, não está na explicação da matéria, mas infelizmente nas entrelinhas das aulas onde professores descomprometidos com suas vidas, passam ideias loucas e bizarras que vão contra a vontade de Deus. Sabemos que o mundo jaz no maligno, mas se entregarmos nossos filhos com tanta disposição sem explicar para eles a vontade de Deus descrita na sua Palavra, será muito mais difícil deles entenderem mais tarde o plano de Deus.

Outro fator que poucos sabem é que se o seu filho está na escola pública é você quem paga a merenda, os professores e o material didático. O pior disso tudo é que nós, como sociedade, não temos acesso aos manuais pedagógicos nem como nossos pequeninos são doutrinados. Ideias ímpias e diabólicas são sussurradas em seus ouvidos diariamente. Dúvidas e mais dúvidas são fomentadas criando um meio ambiente favorável ao trabalho do inimigo na vida das crianças e adolescentes.

Aqui vai outra pergunta: Onde estão os pais para quebrar essa corrente diabólica?

Infelizmente, o desinteresse dos crentes nessa área leva a uma catástrofe ao longo dos anos. Pensar que somente ir à escola dominical é o bastante; estão enganados. É durante a semana, no dia-a-dia que são formados os alicerces dos valores cristãos na mente dos nossos pequenos. Cuidar e zelar pela vida material e espiritual dos seus pequenos é direito e dever de cada pai ou responsável.

Algumas sugestões:

  • Pergunte como está a escola.
  • Informe como serão administradas as aulas pelos professores (planejamento).
  • Dedique tempo com seus filhos.
  • Informe sobre as amizades dentro e fora do espaço escolar.
  • Conquiste a confiança e a amizade dos seus filhos.
  • Instruir e orar em família.