Vasilhas vazias

2 Reis 4:1-7

“Ora uma dentre as mulheres dos filhos dos profetas clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor. Agora acaba de chegar o credor para levar-me os meus dois filhos para serem escravos.

Perguntou-lhe Eliseu: Que te hei de fazer? Dize-me o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

Disse-lhe ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

Depois entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos; deita azeite em todas essas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

Então ela se apartou dele. Depois, fechada a porta sobre si e sobre seus filhos, estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.

Cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Chega-me ainda uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou.

Veio ela, pois, e o fez saber ao homem de Deus. Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.”

Na passagem descrita encontramos três lições:

1ª lição: “Ninguém é tão alguém que nunca precise de ninguém”

A Bíblia diz que se possível devemos ter paz com todos os homens. O filho de Deus deve se relacionar bem com seus semelhantes. Trazendo para nossa realidade, se o profeta nos desse esta resposta, qual seria sua reação?

– Vou nada! Meu irmão (ã), meu vizinho (a) é chata demais!

Como cristãos devemos dar bom testemunho no meio em que estamos inseridos. Se aquela mulher não vivesse bem com seus vizinhos, teria deixado de ser abençoada.

2ª lição: Precisamos estar prontos para sermos cheios

As vasilhas tinham que estar vazias. No reino espiritual acontece o mesmo, nós como vasos diante de Deus, temos que estar vazios: da ira, de ódio, de contenda, de intrigas, de nós mesmos. Se você já estiver cheio de alguma coisa, não haverá espaço para o óleo da unção do Senhor. As vasilhas seriam cheias de óleo.

Que você esteja diante de Deus como aquelas vasilhas vazias, mas prontas para serem cheias. Esteja pronto para ser cheio do óleo da unção, o óleo da alegria. Deixa o Senhor te encher e te usar para a glória do Seu nome.

3ª lição: O limite da ação de Deus depende de mim mesmo

O óleo só parou porque não havia mais vasilhas (v.6). A unção de Deus só para quando não há mais espaço na vida do ser humano para Ele operar. Enquanto você estiver na presença de Deus, pronto para ser usado por Ele, Ele te encherá, Ele te usará para a glória do Seu próprio nome.

Você está pronto para ser usado por Deus hoje? Você quer ser vaso nas mãos do Senhor? Então se esvazie de você mesmo, e queira do óleo que vem do próprio Deus.