Perscrutados

“Conheces as nossas iniquidades, nossos pecados secretos não escapam à luz da tua presença.” Sl 90:8

Antes de continuar gostaria que você voltasse a ler mais uma vez as palavras do Salmo 90:8. Aquiete a sua alma e controle a sua mente até que esta verdade seja gravada em seu coração.

A seriedade desta palavra é tão grande que sou compelido a cair de joelhos, com o rosto em pó, clamando pelo perdão do Senhor.

Somos perscrutados pelos olhos do Pai das luzes (Tg 1:17) e não há nada que façamos que fique oculto diante da luz da Sua presença.

Em nossos passos, conversas, olhares, desejos e motivações, Ele nos sonda e conhece todos os nossos caminhos (Sl 139:3). Nosso pensamento mais oculto é tão claro para o Senhor, quanto o sol do meio dia: “Nem mesmo as trevas me escondem de Ti, mas a noite resplandece como dia. As trevas e a luz são para Ti a mesma coisa.” Sl 139:12.

Deus conhece meus acertos e os meus erros. O bem que faço e o bem que deixo de fazer. Diante da Sua santidade, por melhor que eu seja, por mais que eu faça o bem, sinto-me trajando trapos imundos Is 64:6.

Quando olho para o meu coração, imagino quem eu poderia ser. Por vezes luto comigo mesmo tentando ser o que quero ser, mas meu enganoso coração (Jr 17:9) não consegue esconder quem de fato sou. Em um dia, bravo como um leão, no outro assustado como um menino. Em um momento, deixando o pecado que de perto me rodeia, no outro, considerando suas possibilidades.

Minha inconstância e fraqueza me levam a compreender com mais clareza o questionamento do escritor de Hebreus: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?” Hb 2:3.

Não há escapatória, nem meio termo ou alguma outra saída a não ser a maravilhosa graça. E o que mais quero? De que mais preciso? Se a graça é suficiente para mim.

Os mesmos olhos que perscrutam meu coração sabem do meu arrependimento e da minha fé e confiança no que Ele fez por mim. Não estou firmado no que faço ou no que posso, mas minha confiança está posta nEle. Jesus é a Rocha que me sustêm.

Então, pra onde iremos? Se só Ele tem as palavras de vida eterna? Jo 6:68.

“Senhor, Tu me sondas e me conheces.” (Sl 139:1)