Tranqüilizados pela voz do Senhor

“Disse também o Senhor a Moisés, em Midiã: Vai, torna para o Egito, porque são mortos todos os que procuravam tirar-te a vida” (Ex 4.19).

Moisés estava vivendo um dos momentos de maior incerteza de sua vida. Após viver quarenta anos como fugitivo no deserto, o Senhor aparece a ele e o ordena a voltar ao Egito para ser usado no grande plano da libertação do povo. Mas as coisas pioravam na mente de Moisés à medida em que se aproximava o momento do reencontro com o Egito.

Por que pioravam? Simples: Moisés havia carregado para o deserto de Midiã lembranças horríveis a respeito do seu passado. Essas lembranças certamente o castigavam.

Mas à medida em que Moisés colocava seus obstáculos, fracassos, desculpas e complexos diante de Deus, recebia respostas maravilhosas da parte do Senhor. Observe:

“Eu serei com você…” (Ex 3.12).
“Diga a eles que o EU SOU te enviou…” (Ex 3.14).
“Estenderei minha mão e ferirei aos Egípcios…” (Ex 3.20).
“Vai pois agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” (Ex 4.12).

Em outras palavras, Deus dizia a Moisés: “Moisés, não se preocupe com o que eu vou fazer. Se você conseguir acreditar em mim, eu faço tudo. Eu sei fazer.” Não é maravilhoso ver Deus cuidando de cada detalhe de nossas vidas? Afinal, nossa vida é um projeto especial de Deus.

No tempo em que Moisés passou no deserto, ele aprendeu algumas coisas a respeito de Deus e eu gostaria que você observasse comigo e aplicasse essas lições na sua vida em nome de Jesus:

  1. Deus não conhece derrotados. O homem que havia falhado tantas vezes em sua vida, agora volta à sua terra como ferramenta para uma grande missão. A cada falha Deus nos mostra sua capacidade de restaurar. Pessoas fracas são lugar ideal para a manifestação do poder de Deus (II Co 12.9).
  2. A lição do tempo de Deus. O que pensar de um homem que viveu quarenta anos cuidando de ovelhas no deserto, apenas isso? Talvez ele tivesse se esquecido da promessa de Deus para sua vida, mas o EU SOU, a seu tempo, é fiel para cumprir o que prometeu. (II Tm 2.13).
  3. Há uma segunda chance. Enquanto escrevo essa mensagem, meu coração arde e tenho vontade de chorar ao entender que Deus desconsidera completamente nossos erros e sempre nos dá uma outra chance. Nova chance para ser feliz, para ser útil à obra do Mestre, para reconquistar a comunhão. Não se esqueça disso: sempre há uma nova chance! Aleluia!
  4. Deus cuida de nossos medos. Você deve ter percebido que o último medo de Moisés era ser morto por seus inimigos, mas Deus em sua bondade proveu livramento antecipadamente. É assim que Ele faz. Todas as angústias, temores e medos são dissipados diante da grande vontade do céu em realizar um grande propósito em cada vida. Você é uma dessas vidas! Entenda isso e viva debaixo do cuidado do Todo-Poderoso!

Que Deus te abençoe em nome do Senhor Jesus!