Usa-me, Senhor!

Neemias 1:11

A oração de Neemias enche meu coração. Essa oração poderia até parecer como aquelas que fazemos diante das necessidades, pedindo que Deus providencie isso ou aquilo, que faça algo a respeito, que levante alguém para dar a solução, ou que abra alguma porta, mas não, pois se olharmos bem veremos que, na verdade, Neemias pede para que Deus o envie, ele pede que Deus o escolha para realizar essa obra. Eu acho isso realmente fantástico!

As más notícias chegadas de Jerusalém deixaram Neemias abatido por um tempo, no entanto, elas serviram de combustível para impulsioná-lo a fazer algo a respeito.

Logicamente que ele tinha consciência de que precisava da intervenção divina, caso contrário ele poderia ser impedido pelo rei de ir para Jerusalém. Por isso ele orou, confessando os pecados da nação, clamando por misericórdia aos que temem o Senhor, mas, acima de tudo, colocando-se à disposição do Senhor. Tipo assim – “Usa-me, Senhor!”.

A palavra de Deus nos exorta a orar sem cessar, a levar todas as nossas ansiedades a Deus, e se a Sua palavra diz que devemos agir assim, então temos mais é que obedecer, certo? Agora, temos que confessar uma coisa – pedimos que Deus faça o que só Ele pode fazer, mas também, o que nós deveríamos fazer. E isso meu irmão, não é coisa que se faça!

Vou exemplificar o que estou tentando dizer:

– Por que Neemias não orou para Deus levantar pessoas que fossem à Jerusalém a fim de reconstruir a cidade que estava em ruínas? Neemias não orou assim, pois bem sabia que ele era a pessoa mais indicada para essa função. Ele não orou assim, porque Deus o despertara!

– Por que peço a Deus que levante um evangelista para evangelizar meus parentes, sendo que eu deveria ser o primeiro a fazer isso?

– Por que peço que Deus abra uma grande porta missionária nas terras de além-mar se não entro pelas tantas que já estão abertas na minha própria praia?

– Por que peço que Deus dê provisão ao meu próximo que está necessitado, se eu tenho sobrando, mofando ou sendo jogado no lixo?

Cheira um pouco de hipocrisia, um pouco de contradição e incoerência, mas muito de fazer corpo mole. Temos que ser práticos e dispostos a dizer – Usa-me, Senhor! Faz a obra Senhor, mas, por favor, não me deixe fora disso!

Muitos estão em busca da vontade de Deus para sua vida como um todo, e como um ancião sempre me dizia, digo também – “precisamos ficar atentos às circunstâncias ao nosso redor”. As necessidades chegam diariamente à nossa porta, e o que fazemos? Oramos e cruzamos os braços, ou, além de orar, também nos oferecemos a Deus?

Pense:

O que tem acontecido ao meu redor e que tem chamado minha atenção? Se eu sou sensível às necessidades, não deveria fazer algo a respeito? Se quero tanto fazer a vontade de Deus, não deveria me dispor nas mãos Dele e ser pau pra toda obra?