Hora de reconstruir

Neemias 2:17-18

Jerusalém estava destruída, a cidade estava em ruínas, as portas abertas eram um convite para inimigos, ladrões e salteadores. Os muros que protegiam a cidade; derrubados, as casas desprotegidas, vidas ameaçadas, tristeza e desânimo predominavam o sentimento do povo.

Triste essa história, não é mesmo? Porém, Deus levanta Neemias para mudar tudo isso, e antes de qualquer ação, era preciso mudar de atitude, era preciso uma dose muito forte de encorajamento, pois o povo estava muito desanimado e até certo ponto conformado e acomodado diante de sua dura realidade. Neemias, então, falou ao povo:

1. Caindo na real – A primeira coisa que Neemias mostrou ao povo foi a realidade em que eles se encontravam. Neemias apenas fez com que eles parassem para ver que a situação não era nada boa, e que se continuasse como estava, a tendência era piorar. Os moradores de Jerusalém estavam sofrendo com a situação, no entanto, não tinham força, nem ânimo para fazer alguma coisa. De vez em quando é necessário cair na real, pois, muitas vezes, as pessoas reconhecem os problemas, mas, de alguma forma, acabam se conformando com eles, convivem, e, aos poucos se acostumam tanto e até dizem: “Se melhorar estraga”. Isso acontece quando o problema é maior do que nossa capacidade de resolvê-lo, e nessas horas fica mais fácil adaptar-se a ele do que combatê-lo. Não podemos cair no erro de achar que devemos nos adaptar aos problemas e conviver com eles sem lutar e, assim, aniquilá-lo.

2. Palavras desafiadoras – Neemias desafia o povo a reagir, mostra a ele que chegou a hora de reconstruir os muros da cidade. Os muros derrubados eram uma demonstração clara de fraqueza e vergonha. Quem quisesse entrava e saía e fazia o que bem entendesse. Quando os problemas se instalam e passam a ditar as regras em nossas vidas, precisamos ser desafiados a lutar, precisamos ser motivados a recomeçar, a reconstruir. Não podemos continuar do jeito que estamos, não podemos aceitar a derrota e, consequentemente a vergonha. Quando o conformismo e o desânimo tomam conta, é hora de acordar para um novo dia, e aceitar de vez o desafio de Deus!

3. Deus está nesse negócio – Neemias começa, então, a mostrar-lhes tudo que Deus vinha realizando, procura mostrar-lhes que Deus está com Suas Boas mãos poderosas bem abertas e dispostas a fortalecer as mãos enfraquecidas do povo. Neemias declara que Deus já vinha agindo em Sua vida, testemunha como Deus lhe deu bom êxito em sua missão. Aquele povo tinha que reconhecer que Deus estava pronto a mudar sua situação. Não bastavam as palavras motivacionais de Neemias, eles precisavam ver Deus naquele negócio. Quando estamos desanimados precisamos olhar para tudo que Deus tem feito ao nosso redor. Temos que perceber o grande poder do Altíssimo à disposição do Seu povo. Isso anima! Isso encoraja! Isso nos faz querer fazer parte do projeto desafiador de Deus.

4. E não é que deu certo? – A resposta do povo foi imediata, finalmente caiu a ficha e eles resolveram que era chegada a hora de reconstruir suas vidas, era hora de descruzar os braços, era hora de fazer alguma coisa. Eles se sentiram fortalecidos, encorajados, animados e motivados, pois reconheciam que Deus os movia a isso. É isso mesmo que Deus quer fazer conosco que estamos desmotivados e conformados com as adversidades no nosso caminho.

Pense:

O que está destruído e que precisa urgentemente ser reconstruído em sua vida? Comece por uma reforma em seu coração, mude de atitude, é hora de reconstruir!