Porque sois fortes

“… Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”[1].

Vou lhes contar a história de Moisés. Não o da Bíblia. Moisés é um jovem de 21 anos, membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora. Foi meu aluno ano passado na classe de adolescentes. Talvez um dos alunos mais participativos e questionadores da turma.

Há cerca de 20 dias, o grupo de adolescentes decidiu por fazer um passeio no Museu Mariano Procópio em um sábado à tarde. Seria a inauguração das atividades para o segundo semestre de 2003. Não pude comparecer ao passeio. Soube que foi muito bom. Muitos adolescentes e jovens estiveram lá, ouvindo a Palavra, cantando e passeando pelo bosque do museu. Moisés estava lá. Claro, ele nunca perde uma programação! Como todo bom mineiro, chega bem cedo e participa até o fim!

O passeio terminou ainda dia claro. Cada um se dirigiu para sua residência. Alguns, porém queriam aproveitar um pouco mais. Dentre estes, lá estava o Moisés! Como ninguém é de ferro, lá pelas 6 da tarde os remanescentes resolveram partir. Moisés viu se aproximar seu ônibus e, num estalo de descuido, atravessou a rua sem olhar para os dois lados. Um táxi o atropelou.

Prontamente acudido e levado ao Pronto Socorro, o exame clínico evidenciou várias escoriações e as radiografias constataram uma luxação do ombro que teria de ser operada. Nada que este forte jovem não suportasse muito bem. Moisés está se recuperando muito bem. Estou certo que já está ansioso para retornar ao convívio cristão!

Deus é sábio. O maior de todos. Ele sabe que para a concretização do Seu Plano Eterno, ele depende da força do jovem.

Amados, é tempo, de associar força à experiência. Experiência é vigor que foi empregado e produziu conhecimento útil para si e para outros. Por isto mesmo, experiência acompanha aqueles que sabem utilizar a vitalidade no serviço, aprendendo e ensinando com os erros.

Idade avançada não é sinônimo de experiência. De igual forma, juventude não é sinônimo de inexperiência. Experiência é a “forma de conhecimento específico, ou de perícia, que, adquirida por meio de aprendizado sistemático, se aprimora com o correr do tempo”[2]. Portanto, é bem possível que em nosso meio exista idosos inexperientes convivendo com jovens experientes na fé.

Meu caro jovem, se você é forte com o Moisés, comece a empregar a força que tens hoje! Teu vigor será convertido em experiência. E quando te tornares experiente, auxiliarás outros que serão mais fortes que você a trilharem o mesmo caminho. É assim que se vence o mundo! Não fique esperando acumular conhecimento bíblico na cachola pra depois criar coragem de pregar, evangelizar, testemunhar, aconselhar, orar, cantar, compor, escrever, etc… pois quando você se der conta, seus cabelos estarão grisalhos e o vigor não estará tão vívido.

Recentemente ouvi a história de um jovem de pouco mais de 15 anos no sertão potiguar que se converteu. Este jovem se tornou um exemplo para mim. Como não havia missionário fixo em sua cidade, incentivado pelos irmãos de Natal, este jovem assumiu a responsabilidade de pastorear o rebanho da sua cidade. Ele se tornou missionário local. Foi preciso pagar a passagem para que, mensalmente, ele recebesse treinamento na capital. A experiência própria deste jovem, porém, é o exemplo mais marcante de como a força empregada na Obra do Senhor, redunda em experiência, e a visão de uma liderança comprometida com o Reino de Deus é recompensada com uma colheita tão abundante.

Forte abraço!

Notas:

[1] 1 João 2:14b [2] Dicionário Eletrônico Houaiss da língua Portuguesa